Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 12:16
Nesta quarta-feira (21), foi deflagrada pela Polícia Federal uma operação contra uma família que veio de Pernambuco para cultivar maconha em Feira de Santana. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão. A organização criminosa usava o lucro do tráfico para compra de imóveis de luxo.
Segundo o delegado delegado da PF Diego Gordilho, o esquema envolvia "laranjas conscientes" para ocultação do capital do tráfico, ou seja, pessoas que sabiam que teriam os nomes usados na lavagem do dinheiro e se submetiam ao esquema em troca de ganhos.
Além dos mandados, foi determinado o bloqueio de contas bancárias e bens que podem totalizar, aproximadamente, R$ 50 milhões, dentre eles, seis casas de alto padrão, quatro carros de luxo e cinco fazendas, localizados na Bahia e em Pernambuco. A operação apreendeu ainda quatro armas de fogo.
O delegado destacou que nas fazendas foram encontrados semoventes e material agrícola utilizados para dar a impressão de que os imóveis eram uados para atividades lícitas.
A operação conta com 100 policiais, que cumprem as ordens judiciais nas cidades de Salvador, Feira de Santana, América Dourada (BA), Morpará (BA), Ibititá (BA), Muquém do São Francisco (BA), Brasília (DF), Ibimirim (PE) e São Paulo (SP). Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Confira imagens da operação: