Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Monique Lobo
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 21:06
O jornalista, poeta e historiador José Américo Castro será homenageado na Câmara de Vereadores de Ipiaú, no dia 1º de dezembro. A solenidade acontecerá no salão nobre do espaço, às 17h. O tributo é resultado de uma iniciativa da professora Dra. Elenilda Brandão.
Filho de um fazendeiro e uma professora, Castro nasceu em Ipiaú. Após atuar em Salvador, retornou à cidade natal, onde fundou alguns jornais e escreveu livros. Foi o primeiro presidente do Conselho Municipal de Cultura, idealizador do Coletivo Cultural do município e a primeira pessoa a receber a Medalha do Mérito da Cultura, outorgada também pela Câmara Municipal.
Como escritor, publicou o livro Portas do Éden e está prestes a lançar a obra Personagens de Ipiaú. Além disso, Castro também foi premiado como letrista em festivais da MPB.
“O jornalismo, a literatura, a poesia de José Américo Castro retratam a sua aldeia e replicam, expondo para o mundo, a simplicidade do seu povo, a beleza de suas matas e a serenidade dos dois rios que insistem em competir, entre si, os melhores ângulos dos recortes de lembranças difíceis de esquecer”, disse o também jornalista Wilson Midlej, membro da Assembleia Geral da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).