Jerônimo diz que ainda 'aguarda desdobramento do consórcio chinês' enquanto obra da ponte segue atrasada

Governador da Bahia afirmou, nesta segunda-feira (29), 'não ter novidades' sobre a obra que está 'emperrada'

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 17:04

Petista tinha dito, no final do ano passado, que obras iniciariam em janeiro
Petista tinha dito, no final do ano passado, que obras iniciariam em janeiro Crédito: Paula Fróes

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse, nesta segunda-feira (29), que ainda “aguarda o desdobramento do consórcio chinês” sobre a obra Ponte Salvador-Itaparica, que segue atrasada.

No final do ano passado, o petista disse que, entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2024, navios chineses chegariam à Bahia para dar início à primeira etapa da obra, que é a sondagem em águas rasas. A promessa de Jerônimo, entretanto, foi descumprida. O governador renovou o compromisso e deu uma nova previsão: 20 de janeiro. Novamente, o comprometimento não foi concretizado.

"Não (tem novidade). Estamos aguardando. Tive uma reunião com o presidente Lula, acompanhei ele em Recife. Ele tinha uma reunião com a Embaixada chinesa e ali reforcei o pedido. Nossa parte foi feita. Vamos aguardar agora o desdobramento do consórcio chinês”, declarou Jerônimo nesta segunda-feira.

A ponte Salvador-Itaparica é uma antiga promessa dos governos petistas na Bahia. Ainda no governo de Jaques Wagner, o então governador, hoje senador, prometeu que o equipamento seria entregue em 2013. A obra estava orçada inicialmente em R$ 5,4 bilhões, mas saltou para R$ 13 bilhões.

*Com informações da repórter Larissa Almeida