Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gilberto Barbosa
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 20:12
Uma multidão se aglomerou em frente ao palco montado no Largo Cruzeiro de São Francisco para a 27ª edição do evento ecumênico Movimento Você e a Paz, realizada nesta quinta-feira (19). Idealizado pelo líder espírita Divaldo Franco, o evento reuniu líderes religiosos e contou com apresentações de artistas como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown.
O evento tem o objetivo de promover a cultura da não-violência visando atingir a paz mundial. Em tratamento contra um câncer na bexiga, o médium e idealizador do evento Divaldo Franco não pôde comparecer à celebração, mas enviou uma mensagem em vídeo para os presentes.
O médium também é fundador da Mansão do Caminho, organização social que promove o Movimento Você e a Paz. A edição desse ano é a primeira sem a presença do líder espírita. "A ausência de Divaldo é um desafio, mas o público, a comunidade e os artistas se juntaram a nós para darmos continuidade a essa busca pela paz. A paz não pode parar e esse é um movimento que precisa ser espalhado pelo mundo, para que possamos dar dias melhores para a humanidade, que atualmente está muito sofrida", afirmou o presidente da Mansão do Caminho, Mário Sérgio Pintos Almeida.
Para a cerimônia, foram convidados líderes católicos, das religiões de matriz africana, espíritas e evangélicos: padre Edson Meneses, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim; João Gomes, que representou o Terreiro do Gantois; Pastor Gildásio de Jesus, capelão evangélico da Polícia Militar da Bahia; e os representantes espíritas Ruth Mesquita Brasil e Marcel Mariano.
"Essa é uma oportunidade de reflexão, de absorver essa atmosfera do período natalino que traz essa mensagem de que as divisões são muito mais questões humanas do que espirituais. Esse momento possibilita um diálogo interreligioso, já que os nossos propósitos são comuns. Nós comungamos de um único Deus, que é universal para todas as religiões. Por mais que hajam caminhos diferentes para alcançar esse patamar da espiritualidade, todos temos os mesmos valores da paz, da fraternidade, da solidariedade, do cuidado, da evolução humana, da evolução do planeta, da nossa evolução enquanto vivência aqui nessa passagem de vida", disse João Gomes, representante do Terreiro do Gantois.
"Esse é um projeto pioneiro que leva uma mensagem da cultura da paz para o povo. O êxito dos últimos anos demonstra a certeza do ideal que Divaldo abraçou e que reuniu muita gente. A ausência dele nos dá uma grande responsabilidade de conduzir o movimento sem a sua presença. Esse é o momento de ver o semblante das pessoas depois de um ano muito difícil, onde as notícias ruins tiveram grande destaque na mídia. É uma grande responsabilidade falar no lugar de Divaldo pela grandiosodade desse evento e para que possamos manter vivo esse ideal propagado por ele", falou Marcel Mariano, que representou a Mansão do Caminho.
Ivete e Brown
O evento contou com uma programação artística encabeçada por Ivete Sangalo e Carlinhos Brown. Também se apresentaram no evento o artista Nando Cordel, a cantora lírica Camila Ceuta, músicos da Neojiba, Grupo Espírita Redención, banda dos Fuzileiros Navais do 2º Distrito, além dos jovens que integram o projeto “Um Salto para o Futuro”, promovido pela Obra Social Mansão do Caminho, que oferece cursos artísticos para os estudantes de suas escolas regulares.
"Divaldo é o verdadeiro 'influencer'. Ele devotou a sua vida em benefício do outro e do bem estar da comunidade e emana as melhores intenções e os melhores mandamentos através do sentimento de paz. É um estudioso da energia da gente, do nosso bem estar, do coração e do sentido exato do que é religiosidade e do que é a fé. Eu estou aqui com o coração repleto de amor por Divaldo, pelo legado dele, por tudo que ele proporciona", exaltou Ivete.
Carlinhos Brown acrescentou: "Divaldo Franco é esse líder que nos encaminha com o iluminismo e na linhagem perfeita do que Deus significa, que é a união dos povos. As espiritualidades se promovem de maneiras diferentes nas pessoas, mas tudo leva a Deus. Esse evento ressalta que esse é o momento para transbordarmos a caridade e para que essa lembrança da festa de Cristo vá para o dia a dia. As pessoas precisam todos os dias. Esse dia é uma aula para dizer como podemos ser melhor para o ser humano e eu sou muito honrado de estar ao lado dessa energia importante que é o mestre Divaldo Franco".
O Movimento Você e a Paz foi idealizado em 1998 pelo médium Divaldo Franco. O evento surgiu com a proposta de ser uma atividade sem caráter religioso ou político, que evidencie a importância da cultura da não violência individual para a conquista da paz mundial. Atualmente, a iniciativa acontece em 60 cidades brasileiras, além de outros 14 países.
*Com orientação da subeditora Monique Lôbo