Itens de loja foram atingidos por fogo ateado a ônibus no IAPI

Incêndio já foi contido; coletivos não estão rodando na região

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 16 de outubro de 2024 às 18:26

Ônibus foi incendiado
Ônibus foi incendiado Crédito: Ana Albuquerque/CORREIO

O ônibus incendiado na Rua Conde de Porto Alegre, no final de linha do IAPI foi retirado por uma equipe da Secretaria de Mobilidade (Semob) no final da tarde desta quarta-feira (16). De acordo com a secretaria, o atendimento no bairro foi suspenso e os ônibus estão sendo desviados pelo Largo do Tamarineiro.

A retirada chamou a atenção dos moradores do bairro que pararam para acompanhar a ação. O incêndio atingiu parte dos toldos das barracas e da fiação do local. Ventiladores e um microondas de uma loja de reparos também foram atingidos.

Em nota, a Neoenergia Coelba informou que as chamas afetaram a rede elétrica da localidade e um trecho da rua teve o fornecimento suspenso. Profissionais da distribuidora foram encaminhados ao local e realizaram os procedimentos de segurança necessários. As equipes seguem atuando na recomposição dos cabos e normalização dos clientes afetados.

O trânsito foi bloqueado pela Transalvador, que acompanhou a operação junto à Polícia Militar (PM). Equipes da Limpurb fazem a limpeza da via e algumas pessoas aproveitaram para retirar parte da sucata do veículo. A via foi liberada na noite de quarta.

Ainda segundo a Semob, não houve protesto na rua antes da queima de ônibus. Funcionários da OT Trans, que opera as linhas na localidade, relataram que os motoristas retornaram a garagem para realizar exames e prestar depoimento. Não houve registro de feridos.

Esse é o oitavo caso de ônibus queimado em Salvador, com três casos sendo registrados na última semana. Na última segunda feira (14), dois incêndios foram registrados na Avenida Paralela e na localidade conhecida como Baixinha de Santo Antônio, no Retiro.

O Sindicato dos Rodoviários informou o registro de uma tentativa de incêndio a um coletivo na Avenida San Martin na noite da última terça (15). Em nota publicada nas redes sociais, a associação relatou que a ação terminou com um ônibus depredado. A informação foi confirmada pela Semob.

O episódio acontece depois que um jovem de 18 anos foi morto em uma ação policial no bairro na noite de ontem. A PM diz que o rapaz reagiu à aproximação da equipe atirando e foi morto em uma troca de tiros, o que é contestado pela família. A região vive momentos de tensão, com protestos ontem e também hoje, reprimidos pela PM.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que unidades ordinárias e especializadas da PM e da Polícia Civil intensificaram as ações ostensivas e de investigação para prender o grupo que queimou o ônibus. Câmeras da SSP e de estabelecimentos privados são analisadas buscando identificar envolvidos. Testemunhas também estão sendo ouvidas para trazer os primeiros esclarecimentos, acrescentou a secretaria.