Irmão de Rodrigo Amendoim questiona linha de investigação da polícia

O desaparecimento de um aparelho celular e o local do tiro que matou o influenciador digital estariam entre os indícios

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 29 de outubro de 2023 às 14:48

O pedreiro Fábio de Brito Silva, irmão do influenciador digital Rodrigo Amendoim
Fábio de Brito Silva pede esclarecimentos sobre a morte do irmão Crédito: Bruno Wendel/CORREIO

Familiares do influenciador digital Rodrigo Amendoim, encontrado morto no sábado (28), na casa onde morava, em Lauro de Freitas, estiveram no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues na manhã deste domingo (29). Muito abalados com a perda precoce, eles desabafaram sobre informações que ainda precisam ser investigadas sobre o caso.

“Segundo o rapaz da funerária, o tiro partiu da esquerda para direita e ‘Mendo’ (Rodrigo) não era canhoto. A justiça de Deus tarda, mas não falha. E outra: horas antes de morrer, ‘Mendo’ estava numa live e mandou a senha do aparelho celular para uma blogueira, que não sei o nome, e o aparelho sumiu do apartamento. Isso também tem que ser investigado”, declara o irmão do influenciador, o pedreiro Fábio de Brito Silva, 37.

Apesar de a Polícia Civil tratar o caso como suicídio, a família insiste em esclarecimentos. “A delegada me disse que entregou a ex-mulher dele um batidão, um anel e um relógio, tudo de ouro, e as chaves da Hilux e do apartamento, mas o celular não. Alguém chegou mais rápido e levou. Certamente no aparelho tinha alguma coisa, caso contrário não seria furtado no apartamento”, diz irmão de Rodrigo Amendoim, que será enterrado às 16h deste domingo no cemitério Bosque da Paz.

Bastante emocionada, a mãe de criação do influenciador, Alessandra Monte Santana, 49, falou sobre a dor da família. “Eu me encontro triste, com um vazio tão grande, sem entender isso que aconteceu com ele. O acolhi como um filho. Ele vai fazer falta. Peço a Deus que console os nossos corações e daqueles que verdadeiramente amaram ele. Só Deus pode confortar cada um de nós, nos dado paz e sabedoria. Resumo ele como uma forma de amor, esse é o Rodrigo Amendoim”.

Como encontrar ajuda

Se você está passando por alguma dificuldade psicológica, existem alguns serviços gratuitos que podem ser acionados. Um deles é a ligação para o número 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção por meio de conversas, sob total sigilo, por telefone, por e-mail e chat 24 horas todos os dias para todas as pessoas que querem ou precisam conversar.

Em Salvador, as pessoas também podem ser atendidas no Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), referência nacional no acompanhamento a pacientes que tentaram suicídio. Para ser atendido, é necessário passar por uma triagem e o agendamento é feito pelo telefone (71) 3103-4343.

Além disso, é possível receber atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), seja por demanda espontânea ou mediante encaminhamento. A questão de saúde pode ser identificada inicialmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e posteriormente pode ser encaminhada para um CAPS para criação de um plano terapêutico. Para ter acesso, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência ou um CAPS do território.

Em caso de urgências e emergências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser chamado pelo telefone 192, além da UPA Santo Antônio, Valéria, 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira e o Hospital Especializado Mário Leal que prestam atendimento de emergência psiquiátrica 24h por dia.