Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 13:59
A Prefeitura de Salvador iniciou o envio dos boletos da cota única e da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) estima que mais de 553 mil imóveis serão notificados.
As guias de pagamento começam a ser entregues nas residências dos contribuintes a partir desta segunda-feira (20). No entanto, os contribuintes que optarem por adiantar o pagamento já podem emitir o documento no site da Sefaz, na aba de ‘emissão da 2ª via do IPTU/TRSD', ou presencialmente em um dos postos de atendimento espalhados pela cidade.
Assim como nos exercícios anteriores, quem quitar o IPTU em cota única, até a data de vencimento, será beneficiado com o desconto de 7% no valor total. O vencimento da cota única/primeira parcela ocorre no dia escolhido pelo contribuinte, podendo variar entre 1º e 28 de fevereiro.
O imposto pode ser quitado por meio da ferramenta Pague Fácil, no próprio site da secretaria, como em terminais de autoatendimento, agências bancárias credenciadas, casas lotéricas e internet banking.
O IPTU sofreu um aumento de 4,87% em Salvador em 2025. O reajuste é anual e igual à inflação acumulada dos últimos 12 meses, sem adicionais. Com isso, os soteropolitanos não terão aumento real do imposto pelo décimo primeiro ano consecutivo. O valor é definido por um conjunto de elementos que incluem o valor venal do imóvel, área do terreno, área construída, localização e característica (comercial ou residencial).