Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 8 de novembro de 2023 às 17:43
Oficinas gratuitas de arte, cultura e incentivo à leitura estão sendo ministradas até quinta-feira (9) para alunos, professores e a comunidade escolar da Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, em Lauro de Freitas. A iniciativa é do Instituto Brasil Solidário (IBS), por meio do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, que promove uma programação envolvendo desde formações e oficinas práticas em Teatro de Bonecos, Fotografia e Desenho e Pintura, até uma capacitação em Mediação de Leitura e catalogação de acervo.
As ações ainda incluem a construção de espaços literários, com materiais para montagem da biblioteca junto à entrega de um kit para os projetos de leitura, com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários. Ainda, está prevista a doação de 500 livros para serem utilizados nos projetos de incentivo à leitura na rede pública de ensino e três câmeras fotográficas, que ficarão para os alunos desenvolverem as atividades.
Segundo Luis Salvatore, diretor presidente do IBS, a escolha da cidade ocorreu de forma estratégica. Lauro de Freitas abriga um dos centros educacionais do instituto na Bahia, que trabalha com habilidades socioemocionais, desenvolvimento cognitivo e formação de professores. "Nós estamos em casa e tínhamos um grande desejo também de trabalhar a formação de professores de Lauro. Aqui, na escola, nós viemos colocar justamente a mão na massa, principalmente com as oficinas de teatro, fotografia, arte e cultura, desenvolvimento e implementação de novo formato de biblioteca, toda pensada em sustentabilidade e projetos de leitura", destaca.
As oficinas fazem uso de materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade para apresentar ideias simples, replicáveis e que já são implementadas nas cinco regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, tecnologia social do Instituto Brasil Solidário. O plano, inclusive, é ampliar o projeto de formação na Bahia. "Tendo uma sede aqui, nossa ideia é, com certeza, fazer mais trabalhos pela região", ressalta Luis Salvatore.
Aluno da escola Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, Pietro Campos, 11 anos, avaliou positivamente a experiência que teve com uma das oficinas oferecidas. "Estou achando [a oficina de fotografia] muito boa para o nosso aprendizado, para a nossa cultura, para quem quiser ser fotógrafo ou praticar alguma por diversão. Estou achando também muito importante porque a gente quase nunca teve isso na escola. Estou aqui desde o 3º ano e nunca vi nada disso. Então aqui, para mim, é muito bom", enfatizou.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freiras. Para Antônia Geny, técnica da pasta, a oportunidade de fazer as formações no formato EaD e logo após vivenciar as práticas presencialmente, permite um engajamento que gera impacto direto nas boas práticas replicadas em sala de aula, com educadores repercutindo o aprendizado e até motivando outros colegas a participarem das atividades. "Eu vejo esse projeto do IBS como um divisor de águas para o trabalho nas escolas. Neste ano, tivemos um número expressivo de professores participando dos cursos EAD do IBS, e nossa meta é, o ano que vem, termos todos os professores da rede passando pelas formações", diz.
Na quinta-feira (9), o encerramento das atividades contará com apresentações de teatro de bonecos, fotografia e demais atividades culturais promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto à comunidade escolar, no último dia da programação. As formações pretendem mobilizar mais de 200 pessoas, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município.
Oficinas Práticas de Arte e Cultura em Lauro de Freitas (BA)
Data: De 07 a 09 de novembro
Horário: 08h às 17h
Local: E.M Jovina Moreira Rosa
(Rua Roque José da Silva 48 Loteamento Miragem - Buraquinho, Lauro de Freitas - BA, 42709-420)