Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Inmet alerta para chuvas e ventos intensos em 23 cidades baianas; veja quais

O alerta meteorológico foi emitido na manhã desta segunda-feira (24)

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 24 de março de 2025 às 10:52

Sul da Bahia foi uma das regiões mais atingidas com as chuvas de 2021 e 2022
Mais de 20 cidades baianas serão afetadas por fortes chuvas, segundo previsão do Inmet Crédito: Camila Souza/GOVBA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (24) um alerta de chuvas e ventos intensos que vão atingir regiões de 16 estados do país. Na Bahia, de acordo com as previsões, 23 municípios serão afetados. A capital baiana ficou de fora. As fortes chuvas estão previstas para cair, na Bahia, em Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

O alerta do Inmet passou a valer às 9h40 desta segunda-feira (23) e se estender até às 10h da terça-feira (25). Para as cidades afetadas, os meteorologistas estimam que deva chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos com velocidade entre 40 e60 km/h. O instituto prevê ainda que haverá baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. O instituito orienta ainda que nãoi se deve estacioniar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e também evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O outono no Hemisfério Sul começou no dia 20 de março e termina no dia 20 de junho. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Durante a estação, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.