Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Larissa Almeida
Publicado em 23 de outubro de 2024 às 06:30
Os requisitos para atuar na indústria baiana tendem a se tornar mais exigentes. Isso porque, a Bahia precisa, até 2027, promover a qualificação de 574 mil profissionais para atender as demandas da indústria. Entre as competências que serão exigidas desses trabalhadores, estão o desenvolvimento de habilidades comportamentais, técnicas e tecnológicas que moldem o perfil inovador e mentalmente saudável ideal para o ramo.
As competências incluem o domínio de máquinas, equipamentos e softwares (hard skills), habilidades comportamentais como pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação (soft skills) e ações de saúde e segurança no trabalho, como inspeção de instalações, normas e regulamentos.
De acordo com Vitor Igdal, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Bahia (ABRH-BA), o desenvolvimento das competências que dizem respeito aos soft skills reflete uma mudança comportamental do mercado. “Houve uma ampliação de consciência sobre a importância intangível de se desenvolver um clima emocional mais positivo e potencializar o engajamento dos colaboradores. Inclusive, é comprovado que a cada 5% de aumento de engajamento dentro do ambiente de trabalho, há aumento proporcional de 3% de faturamento”, destaca.
Patrícia Evangelista afirma que as habilidades técnicas, também chamadas de hard skills, são importantes para a adaptação dos profissionais às novas demandas da indústria. “Nós temos um foco muito grande de formar pessoas que tenham alta produtividade nas empresas. Esse momento de requalificação é o momento para moldar os profissionais para os novos processos, procedimentos e tecnologias, bem como as demandas de integração e automação”, pontua.
1) Senai
Com 21 unidades de educação profissional nas principais regiões da Bahia, o Senai oferece capacitação técnica industrial de curta duração nas áreas de Gestão, Elétrica, Eletrotécnica, Automação, Automotiva, Informática, TI, Construção Civil, Química, Petroquímica, Alimentos e Bebidas, Mecânica, Vestuário, Segurança do Trabalho, Refrigeração e Climatização, Equipamentos Móveis Industriais e Soldagem.
2) Salvador Tech
A Salvador Tech plataforma pública da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da cidade de Salvador, tem como objetivo promover a inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia na modalidade online, bem como cursos básicos e informativos que auxiliam na jornada de aprendizado e de conhecimento do mercado de trabalho.
As opções de curso incluem desenvolvimento em soft skills nas áreas de Desenvolvimento Pessoal, Inspiracional, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação. A aprendizagem técnica é dividida nas áreas de Back-end, Gerenciamento de Projetos, UI/UX, Primeiros Passos, Front-end e Tendência e Inovação.
3) Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece cursos online e gratuitos de capacitação nas áreas tecnológicas e de desenvolvimento pessoal. Entre elas, estão cursos de Inovação, Planejamento, Pessoas e Organização.