Igreja produz 72 mil hóstias para distribuir durante romaria

Procissão de Bom Jesus da Lapa é maior da Bahia e a terceira maior do Brasil

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 31 de julho de 2024 às 07:15

A cidade de Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco, está em festa até terça-feira (6), quando ocorre a romaria do padroeiro da cidade. Os números impressionam. A administração do santuário preparou 72 mil hóstias, são esperadas 400 mil devotos na procissão e 1 milhão de pessoas nos dez dias de festa, que começou nesse domingo (28).

O reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, padre Roque Silva, contou que a festa começa a ser planejada em janeiro e que a partir de junho as reuniões com os setores públicos, como prefeitura, polícia militar e bombeiros são realizadas semanalmente para ajustar os detalhes da romaria.

"Esse é o segundo ano sem os efeitos da pandemia, então, as expectativas estão altas. Esperamos um número maior de peregrinos na comparação com o ano passado. É uma festa que movimenta a economia de Bom Jesus da Lapa e também das cidades vizinhas por conta das passagens dos romeiros", explicou o reitor.

Durante os dez dias de festa os principais visitantes são do norte de Minas Gerais, do interior da Bahia, de Goiás, do Espírito Santo, de Mato Grosso e do Distrito Federal, nessa ordem. No dia da romaria os baianos lidaram a lista, principalmente aqueles que vivem no sul do estado. O Santuário de Bom Jesus da Lapa recebe, em média, 1,5 milhões de pessoas por ano.