Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Idoso que desapareceu pescando é encontrado à deriva em Trancoso

Problemas no motor impediram que o tripulante retornasse à terra

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2024 às 12:54

Resgate do pescador à deriva
Resgate do pescador à deriva Crédito: Marinha do Brasil

Um tripulante de 75 anos que desapareceu com uma embarcação pesqueira na noite da última segunda-feira (16), em Trancoso, Porto Seguro, foi encontrado nesta terça-feira (17). O pescador estava à deriva por problemas no motor.

O barco “Boto I” saiu da Praia de Jacumã para pescar na manhã de ontem, e não retornou até a noite. A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), em parceria com o Salvamar Leste do Comando do 2º Distrito Naval, deu início a uma Operação de Busca e Salvamento (SAR).

O primeiro passo foi acionar o Plano de Auxílio Mútuo, avisando e pedindo ajuda a embarcações que estejam navegando pela área. Foram comunicadas também as colônias de pesca locais, para se atentarem à presença do barco.

Na manhã desta terça-feira (17), uma equipe foi até o local, e identificou o desaparecido por volta das 7h da manhã. O pescador estava bem, mas à deriva por problemas no motor. A embarcação da DelPSeguro o levou de volta à terra.

Resgate do pescador à deriva
Resgate do pescador à deriva Crédito: Divulgação

Em nota, a Marinha Brasileira se posicionou sobre o caso. “A DelPSeguro reitera a importância de serem cumpridos, antes do suspender, os procedimentos de manutenção das embarcações, e de se manter a bordo todos os equipamentos de salvatagem previstos. Cabe informar, ainda, que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo”, afirmou em nota.

A Marinha possui, ainda, um serviço de atendimento a emergências no mar, acessado pelo número 185 e funcionando 24h por dia.