Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Idosa é executada com tiros na cabeça dentro de casa no Pau Miúdo

Caso foi registrado na Rua Eufrosina Miranda; cachorro da vítima permanece no imóvel

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 08:25

Idosa é executada com tiros na cabeça dentro de casa
Idosa é executada com tiros na cabeça dentro de casa Crédito: Reprodução/Googleview

Uma idosa identificada como Maria Lúcia Gentil Santos, 67 anos, foi morta dentro da própria casa no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, na noite de quinta-feira (5). O caso foi registrado na Rua Eufrosina Miranda, que fica nas imediações da Avenida Barros Reis. De acordo com uma fonte policial, Maria foi alvo de diversos disparos na sala de casa.

“A informação inicial é de que dois homens armados chegaram da janela do imóvel e executaram ela.. Não sei precisar que parte do corpo os disparos atingiram porque foram diversos. Porém, se trata de um crime sem qualquer possibilidade de defesa com uso de arma de calibre 380”, conta o policial, sem se identificar.

Procurada, a Polícia Cívil da Bahia (PC) confirmou a ocorrência. Segundo a polícia, a 3ª Delegacia de Homicídios de Salvador investiga a morte da idosa, atingida por disparos de arma de fogo dentro de sua residência. A PC informou também que foram expedidas guias para perícia e remoção do corpo, e diligências são realizadas no sentido de identificar autoria e motivação do crime.

No local, moradores foram abordados pela reportagem para dar mais informações, mas, com medo, ninguém quis falar sobre o que poderia ter motivado a execução de Maria. Na casa da vítima, além dela, só havia um cachorro que ainda está no local e deve ser abrigado por familiares.

Em nota, a Polícia Militar informou que a 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade) foi acionada, na noite de quinta-feira (5), em razão de uma mulher morta por disparo de arma de fogo no interior de um imóvel. Ao chegarem, os militares constataram o fato e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Morte em casa

O Instituto Fogo Cruzado, que monitora a violência em Salvador e na região metropolitana, apontou no início deste mês de dezembro que 100 pessoas foram vítimas de violência armada dentro de residências em 2024. O caso anterior ao da idosa foi o de Valdomiro Soares Cerqueira Júnior, de 37 anos, morto no bairro de Mussurunga, na capital baiana, na frente da filha. Ele foi atingido por pelo menos dez tiros, na noite de sábado, 30 de novembro.

Ainda segundo o instituto, dos 13 municípios que compõem a região, nove tiveram registro de ataques armados em residências. Não houve registros de vítimas em residências nos municípios de Madre Deus, São Francisco do Conde, Pojuca e Vera Cruz.

Durante ações e operações policiais, 18 pessoas foram atingidas dentro de residências: foram 16 mortos e 2 feridos. Entre as vítimas identificadas racialmente, 44 eram negras (43 mortos e um ferido) e três eram brancas (dois mortos e um ferido).