Hospital é notificado após trabalhador se furar com seringa no lixo; Sesab nega

Resíduos hospitalares como seringas e materiais perfurocortantes foram encontrados em sacolas, descartados de forma irregular

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2024 às 19:40

Vítima foi encaminhada ao Hospital Geral Clériston de Andrade
Hospital Geral Clériston de Andrade Crédito: Divulgação/Sesab

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, foi notificado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) da cidade devido ao descarte inadequado de resíduos hospitalares. A notificação aconteceu após funcionário que trabalha na coleta de lixo encontrar seringas e materiais perfurocortantes acondicionados de forma irregular em sacolas e ter o dedo perfurado enquanto trabalhava. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a informação do descarte indevido não procede.

O coletor necessitou de atendimento médico e foi submetido a profilaxia por 28 dias. A Sustentare Saneamento S/A, empresa responsável pelos serviços de limpeza pública na cidade, relatou o incidente ocorrido durante a coleta de lixo domiciliar do hospital.

A empresa destacou que o descarte inadequado de resíduos hospitalares não só ameaça o meio ambiente, mas também a segurança dos trabalhadores e da comunidade.

Segundo a Sesab, a unidade hospitalar tem plano de gerenciamento de resíduos sólidos aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual. “Todo lixo produzido no hospital é acondicionado em recipientes adequados, principalmente os materiais infectantes e perfurocortantes. O material é encaminhado por empresa especializada para destinação conforme indica a legislação”, declarou a pasta.