Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 26 de março de 2024 às 17:50
Duas semanas após ter sido habilitada como a primeira unidade da Bahia no atendimento especializado aos Povos Originários do estado, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, no sul do estado,o Governo da Bahia anunciou na tarde desta segunda-feira (25) o início dos primeiros atendimentos ambulatoriais à comunidade trans da região, a partir da segunda quinzena de abril.
O projeto-piloto vai permitir a realização de exames de rotina e hormonais e consultas nas especialidades de endocrinologia e ginecologia. O planejamento da direção do hospital é que, ainda neste primeiro semestre, serviços nas especialidades de psicologia, psiquiatria e urologia sejam ofertados.
O anúncio foi feito pela diretora-geral, Domilene Borges, e pelo diretor-médico, Samuel Branco, para um grupo de homens e mulheres trans que desde o ano passado dialoga com o hospital sobre o modelo de implantação do serviço, que inclui, além das especialidades, treinamento dos colaboradores para a condução de uma realidade que é vista pelo próprio grupo, como “sujeita a muitos preconceitos”.
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio é a primeira maternidade 100 por cento SUS da região. Completou dois anos em dezembro de 2023 e já ultrapassou a casa dos seis mil partos. A unidade possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal.