Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 17:53
Um homem de 54 anos morreu soterrado enquanto trabalhava em uma mina clandestina no fundo de sua casa no Distrito de Brejinhos das Ametistas, em Caetité, município do sudoeste baiano. O acidente ocorreu na noite de sábado (9). A vítima foi identificada como Gilberto Alves dos Santos.
Gilberto estava trabalhando no local quando a mina desabou e ele foi atingido pelos destroços. Após o acidente, uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao local e confirmou o óbito. O corpo de Gilberto foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, cidade vizinha.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai investigar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente e reunir informações que identifiquem as circunstâncias que levaram à morte do trabalhador.
O MPT afirma que inicialmente serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA), órgão de fiscalização que, em casos de acidentes de trabalho fatais, realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho específicas para cada tipo de atividade econômica.
“Também poderão ser usadas informações de outros órgãos, como Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros”, adiciona o MPT.
De acordo com a Polícia Civil, a morte acidental foi registrada na Delegacia Territorial de Caetité.