Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2023 às 07:17
Um homem morreu durante um confronto com policiais militares que faziam buscas por fugitivos do Complexo da Mata Escura. O confronto aconteceu na localidade conhecida como Lamarão, em São Sebastião do Passé, na noite dessa segunda-feira (23).
Segundo informações da 10ª CIPM, ele é um dos fugitivos do Complexo da Mata Escura e foi identificado como Elivelton de Jesus Santos.
De acordo com a Polícia Militar, equipes da 10ª CIPM foram informadas de que os fugitivos estariam na região. Ao chegarem ao local indicado na denúncia, os policiais encontraram três indivíduos que atiraram contras eles. Houve um tiroteio e um dos suspeitos foi baleado.
Ele foi socorrido para o Hospital Municipal Dr. Albino Leitão, onde não resistiu aos ferimentos, segundo a PM. Com ele, foram encontrados um revólver e munições de calibre 38, que foram encaminhados para a 37ª DT, onde a ocorrência foi registrada.
Bunker
Também nessa segunda, um homem morreu e um policial civil ficou ferido na cidade de Candeias, durante as buscas aos fugitivos. Na ação, aproximadamente meia tonelada de drogas foi apreendida em um bunker.
Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), cumpriram um mandado de busca e apreensão dentro de um imóvel que pertence a um dos fugitivos do sistema prisional, responsável pelo tráfico de drogas naquela região e também um dos líderes de um grupo criminoso.
Dentro do imóvel, foi apreendido, meia tonelada de drogas, entre maconha, crack e cocaína, dois fuzis calibres 5.56 e 7.62, uma balança industrial, uma máquina para contar dinheiro, três rádios comunicadores, cinco aparelhos celulares e uma faca, além de milhares de munições.
Durante as ações, policiais civis foram recebidos a tiros. Um investigador foi atingido e socorrido para uma unidade de saúde. Após ser medicado, recebeu alta médica. Um dos criminosos também foi alvejado, socorrido para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu. Dois homens e duas mulheres que estavam no imóvel do criminoso foragido foram presos.
Fuga
No último sábado (21), sete criminosos fugiram do Complexo Penitenciário Lemos Brito (PLB), na Mata Escura. Eles fazem parte do Bonde do Maluco (BDM), facção criminosa que foi criada em 2015, no próprio Complexo Prisional da Mata Escura, que tem o PLB como uma de suas unidades. O pavilhão V, de acordo com fontes de dentro da Polícia Militar da Bahia (PM), é conhecido por ser um módulo do grupo, já que, nas unidades prisionais, os detentos de facções rivais são separados para evitar confrontos.
Os fugitivos foram identificados como Virgínio de Alcântara Filho, Elivelton de Jesus Santos, Jeferson Silva Souza, Íkaro da Costa Santos, Jeferson Silva de Carvalho, Flávio Bastos Carneiro e Fábio Souza dos Santos.