Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 1 de novembro de 2024 às 08:48
Um homem foi morto a tiros no bairro do IAPI, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (1º). O crime aconteceu na Rua Santa Luzia, na localidade conhecida como Brongo, e a vítima ainda não foi identificada. Devido ao episódio de violência, as aulas foram suspensas na região.
A Polícia Militar informou que uma equipe da 37ª Companhia Independente (CIPM) foi acionada e, ao chegar no local, os militares encontraram o corpo e isolaram o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnico (DPT).
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Salvador) investiga as circunstâncias da morte, bem como autoria e motivação. Foram expedidas as guias para perícia e remoção do corpo.
O Centro Municipal De Educação Infantil e a Escola Municipal Dr Marcos Vinicius Vilaça estão com as atividades suspensas para 283 estudantes. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). Procurada, a Secretaria Estadual de Educação (SEC) não retornou até a última atualização da matéria.
Já a Secretaria da Educação do Estado informou que as escolas localizadas na região do IAPI estão funcionando normalmente nesta sexta-feira. Apenas no Colégio Estadual Ivanir Santos foi registrada baixa frequência, de acordo com a pasta.
O homicídio acontece duas semanas após um conflito no bairro. Um ônibus foi incendiado no dia 16, no fim de linha do IAPI. Na época, por conta do episódio, o atendimento de transporte no bairro foi suspenso e os ônibus foram sendo desviados pelo Largo do Tamarineiro, segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob).
O episódio aconteceu depois que um jovem de 18 anos foi morto em uma ação policial no bairro. A Polícia Militar disse que o rapaz reagiu à aproximação da equipe atirando e foi morto em uma troca de tiros, o que é contestado pela família.
Em julho, a Rua Conde de Porto Alegre, via principal do bairro, virou palco de tiroteios mais de uma vez. Nos confrontos, integrantes das facções do Comando Vermelho (CV) e Bonde do Maluco (BDM), que são rivais, trocaram tiros em uma disputa territorial em que o primeiro grupo tenta invadir uma área cobiçada.
Uma fonte policial, que terá nome e cargo preservados, diz que a Nova Divinéia, localidade do IAPI e onde o BDM tem atuação no tráfico, é uma área visada pelos chamados bondes, que são grupos de homens armados, do CV. “Há anos, vemos uma disputa naquele ponto específico de entrada da Nova Divinéia. Tiroteios e assassinatos são registrados ali, porque é a porta de entrada que o CV quer acessar, mas o BDM resiste”, explica.
No local indicado pelo policial, que é o encontro entre a Rua Conde de Porto Alegre e as ruas Cosme e Damião e José Olímpio da Silva – ambas da Nova Divinéia -, a reportagem ouviu moradores. Nos relatos, houve a confirmação da disputa protagonizada no final de semana. “Tem tiroteio deles direto e, nesse final de semana, houve mais uma vez. É toda hora que eles sobem, cada um do seu lado, e se encontram aqui. Essa marca de tiro aqui é de sábado”, conta um vendedor que trabalha na região.