Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2024 às 16:01
O zoológico de Salvador recebeu um novo morador de mais de duas toneladas: um hipopótamo que veio de Santa Catarina e já promete se tornar uma das principais atrações para os visitantes.
O animal veio do zoológico de Pomerode, no interior catarinense, e agora fará companhia à hipopótamo fêmea que já vive no zoológico de Salvador.
A nova chegada foi celebrada pela bióloga do zoológico, Ana Celly, que destacou a importância desse evento para o bem-estar da fêmea, que já estava há algum tempo sem a companhia de outro hipopótamo.
“O foco principal dessa ação é o bem-estar da nossa fêmea, que estava há um tempo sozinha. Esse macho veio de outro zoológico, em outro estado, e a presença de outro da mesma espécie é fundamental para a saúde dela. Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de vida ao animal que já está no parque. Temos a expectativa de que a hipopótamo fêmea se sinta confortável e que ambos possam se acostumar um com o outro. Estamos comprometidos em fazer o possível para que essa adaptação ocorra da melhor forma”, explica Ana Celly.
Adaptação é gradual
Veterinária do zoológico, Paula Ramos explica os cuidados tomados para garantir uma adaptação tranquila do novo morador. Segundo ela, o recinto destinado aos hipopótamos foi especialmente preparado para esse processo. “O espaço está dividido e, inicialmente, os dois animais ficarão separados. Eles poderão se ver e se comunicar vocalmente, o que ajudará no processo de socialização. Observaremos o comportamento de ambos e, quando for o momento certo, faremos uma introdução gradual, até que estejam juntos no mesmo recinto.”
Paula enfatiza que o manejo segue protocolos rigorosos e que a segurança dos animais e da equipe é prioridade. “Todo o processo de alimentação e limpeza é feito sem contato direto, garantindo o bem-estar de todos. Quando os hipopótamos estiverem juntos, o manejo será facilitado, pois ambos poderão ser deslocados ao mesmo tempo", diz
Os hipopótamos são conhecidos por sua territorialidade, especialmente em ambientes aquáticos, por isso, a adaptação deles requer paciência e atenção por parte dos tratadores. A expectativa é que, com o tempo, os dois se tornem companheiros habituais, contribuindo para o enriquecimento ambiental do espaço que habitam. Essa integração é vista como uma oportunidade de estudo e observação dos comportamentos naturais da espécie.
Dicas ao visitante
O zoológico orienta aos visitantes a nunca alimentar os animais, pois eles utilizam cardápio especializado. O lançamento de objetos como garrafas, tampas ou quaisquer outros também são proibidos.
Cuidados quanto à exposição prolongada ao sol devem ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos são maiores. Para isso, recomenda-se o uso de: protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, além da hidratação.
O zoológico de Salvador fica no bairro de Ondina e funciona de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, com entrada gratuita. As segundas feiras ficam reservadas para manutenção do parque.