Hemoba intensifica coleta de sangue até o feriado de 7 de setembro; veja como doar

O veículo da Hemoba terá horários de funcionamento ampliados nesta semana

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2024 às 23:00

Hemóvel
Hemóvel Crédito: Mateus Pereira (GOVBA)

A Hemoba intensificou o planejamento de coleta de sangue nas unidades móveis até o feriado de 7 de setembro, no sábado. A iniciativa pretende reforçar os estoques em Salvador e Região Metropolitana, atendendo a Rede SUS da Bahia.

O atendimento na capital será feito no Salvador Shopping e irá até sábado (7), das 8h às 17h, e no Hemocentro Coordenador, na Avenida Vasco da Gama, das 7h30 às 16h30. Em Lauro de Freitas, será no Supermercado Assaí, até sexta-feira (6), das 8h às 16h. Todas as programações incluem pausa de uma hora para almoço.

As unidades móveis de coleta recebem em torno de 120 bolsas de sangue por dia, facilitando o acesso dos cidadãos aos locais de doação ao se colocarem em pontos estratégicos de alta circulação. O projeto funciona no Hemóvel, um ônibus equipado com a estrutura necessária para realizar a triagem clínica e recolher o sangue.

Cada Hemóvel tem 12 profissionais, e fica estacionado em um shopping, centro de cidade ou estação de transbordo. Para doar, é necessário ter mais de 50kg, e entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos precisam de acompanhante responsável legal, e idosos acima dos 60 só podem doar se já tiverem doado na vida.

O doador não pode estar em jejum, e nem ter bebido álcool nas últimas 12h. Além disso, não é aceito sangue de pessoas que tenham fumado em até duas horas antes da doação, ou que tenham dormido menos de seis horas na noite anterior. Se possível, é preferível evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Além de sangue, pode também ser doada medula óssea, caso o doador seja cadastrado no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Unidades fixas de doação em Salvador:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
  • Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.