Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Graduações em Gestão e Administração lideram em Salvador, aponta IBGE

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) no Questionário da Amostra do Censo Demográfico 2022

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 21:34

eSC
Escola de Administração da Ufba, no Vale do Canela Crédito: Divulgação

Entre as 10 áreas gerais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a de “Negócios, Administração e Direito” tinha, em 2022, o maior número de pessoas formadas na Bahia e em Salvador, com 330.291 e 129.521, respectivamente.

Em seguida, vinha a área de “Saúde e Bem-Estar", com 222.562 pessoas graduadas na Bahia e 76.729 em Salvador. Na terceira posição, no estado, estava a área de “Educação”, com 198.488 pessoas formadas. Já na capital “Engenharia, Produção e Construção” ficava em terceiro lugar (com 37.382 pessoas).

Na Bahia, a grande área de “Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)” tinha o menor número de pessoas formadas (20.325). Em Salvador, a última posição ficava com a área de “Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária” (4.403).

Essas e outras informações sobre o tema Educação fazem parte do Questionário da Amostra do Censo Demográfico 2022, que foi respondido por cerca de 10% dos domicílios no país.

Os cursos de graduação foram classificados em 10 áreas gerais, 36 áreas específicas e 87 áreas detalhadas, buscando-se aderir ao máximo à Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica do Brasil (Cine Brasil), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC).

No maior nível de detalhamento por curso de graduação, na Bahia, “Formação de professores sem áreas específicas” liderava (174.326 pessoas com curso de graduação concluído), seguida por “Gestão e administração” (161.530 pessoas) e “Direito” (95.219).

Em Salvador, por sua vez, “Gestão e administração” liderava (59.461 pessoas com curso concluído), seguida por “Direito” (40.742) e “Formação de professores sem áreas específicas” (26.397 pessoas graduadas).

Formados por área
Formados por área Crédito: Reprodução IBGE