Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Vitor Rocha
Publicado em 17 de novembro de 2024 às 20:28
A banda Forró da Gota anunciou neste domingo (17) a campanha solidária "Todos por Kalu", com o objetivo de custear o tratamento do vocalista Thiago Kalu, de 39 anos. Recentemente, o compositor do grupo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico e está em recuperação no Hospital Geral do Estado. A arrecadação virtual possui uma meta de R$ 300 mil e pode ser doada através do site ou da chave PIX - [email protected].
"Embora tenha recebido tratamento emergencial, Kalu agora enfrenta um longo caminho de reabilitação, que envolve fisioterapia, fonoaudiologia e acompanhamento neurológico intensivo para tentar recuperar funções perdidas e manter sua qualidade de vida", diz o texto da vaquinha. Além dos custos para a recuperação por, pelo menos, um ano, a campanha também visa manter o sustento diário de Kalu, que está impossibilitado de se apresentar e compor novas canções. Em algumas horas, a mobilização já acumulou R$ 7.636.
Um grupo de pessoas próximas ao artista está organizando a arrecadação. Alexandre Espinheira, responsável pela zabumba e voz no Forró da Gota, conta que o parceiro musical de quase duas décadas está respondendo bem ao tratamento. "Temos um grupo de amigos acompanhando junto com os pais e a companheira dele. Está bem lúcido, uma pequena conquista a cada dia, mas só o tempo mesmo. Os 3 primeiros meses são os mais cruciais para a recuperação", declarou.
Ele ainda acrescenta que, além da vaquinha, o grupo está pensando em realizar shows colaborativos para auxiliar no financiamento. "A galera do forró está se movimentando para fazer um show nesta semana ou na próxima. Também planejamos um show maior com participações de diversos amigos da música baiana", contou.
Um Pouco da História de Kalu
Com raízes profundas na música e poesia nordestinas, Kalu já integrou importantes grupos da cena musical de Salvador, como Clube da Malandragem e Pirigulino Babilake, além de ser uma figura ativa em eventos culturais da cidade. Hoje, à frente do Forró da Gota, Kalu combina xote, baião e xaxado com influências urbanas, trazendo um som vibrante e autêntico ao cenário do forró. Em suas letras exalta temas como amor, distanciamento social e as complexidades da vida moderna.