Forças de Segurança da Bahia apreenderam 10 fuzis em janeiro

Segundo o secretário Marcelo Werner, em todo o ano de 2023 foram 55 fuzis apreendidos

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 09:55

Polícia Civil
Polícia Civil Crédito: Divulgação/Polícia Civil

As forças policiais da Bahia apreenderam, só no mês de janeiro deste ano, 10 fuzis. A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. Segundo ele, em todo o ano de 2023 foram 55 fuzis apreendidos.

De acordo com o secretário, isso é fruto das ações de inteligência e enfrentamento ao crime organizado e às facções, responsáveis pela escalada de violência na Bahia.

A Operação Verão deste ano, que começou em novembro, foi ampliada pelo fato da gestão entender que o período teria mais gente nas festas populares, o que se comprovou em festejos como o Festival Virada Salvador e na Lavagem de Itapuã.

"A gente não cultua esse tipo de ação [policiamento ostensivo], mas se as facções tentarem sobrepor o Estado, o Estado tem que ter condições de se impor. É assim que a gente vem fazendo, mas de uma forma racional e inteligente", pontuou Werner.

Operação Carnaval

Nesta sexta-feira (2), teve início a Operação Carnaval, que começou nos festejos de Iemanjá e segue até a quarta-feira (14) de cinzas. A ação conta com reforço na Policia Civil e instalação do Comando de Controle no Centro de Operações de Inteligência da SSP, que reúne 15 órgãos estaduais e municipais trabalhando em conjunto para atender as ocorrências.

Sobre o carnaval nos bairros e nos 76 municípios baianos que realizarão festejos, o secretário afirma que será feito reforço na segurança sem comprometer o policiamento diário.

"A gente sabe que tem gente que não gosta de carnaval e quer fazer outra coisa nesse período. Então a gente não podemos deixar de lado o policiamento ordinário", disse.

Werner destaca a importância da população fazer a sua parte e contribuir com as forças de segurança. "É fundamental que as pessoas venham na paz, venham curtir, evitem excessos. Mas, se precisar, as nossas forças de seguranças estarão em condições de fazer a atuação da melhor forma possível", concluiu.