Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 26 de dezembro de 2024 às 09:56
Os esforços de bombeiros foram intensificados para combater os incêndios florestais em Lençóis, na Chapada Diamantina. A ação faz parte da Operação Florestal 2024 e conta com o apoio estratégico de duas aeronaves modelo Air Tractor, militares e voluntários. Desde sábado (21), o grupo tentar conter as chamas que se espalham pela vegetação.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a operação conta com de 53 bombeiros militares dedicados exclusivamente às atividades das bases florestais, apoiados por 13 viaturas. Desde o início da ação, 1.001 incêndios já foram combatidos, 1.911 orientações preventivas realizadas e 105 municípios atendidos.
Em Lençóis, os profissionais contam com apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das equipes da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) e da Brigada Voluntária de Campos do São João.
Além do enfrentamento direto aos incêndios, militares do CBMBA estão empenhados em ações preventivas e de resposta rápida nas bases avançadas localizadas em Lençóis, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.