Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2024 às 12:53
Um homem que tinha mandado de prisão por receptação foi preso na noite da sexta-feira (21), quando entrava no espaço da festa de São João de Jequié, na Bahia. Ele foi identificado com ajuda do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que foi instalado nos portais de abordagem da festa.
Segundo a SSP, depois que o sistema deu o alerta para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipes do 19° Batalhão (BPM) foram até o ponto indicado que detiveram o procurado.
Desde o início do uso, a tecnologia ajudou a capturar 1.650 foragidos, segundo dados da SSP. Somente em 2024, foram 397 prisões feitas com auxílio do sistema.
Operação São João
Durante os festejos juninos, a SSP utiliza 104 câmeras de reconhecimento facial, tecnologia que auxilia na captura de foragidos da Justiça. Ao todo, são 454 câmeras posicionadas nos acessos das cidades e nos locais dos eventos, além de equipamentos instalados nos Portais de Abordagem. Todas as ferramentes contam com o auxílio das Plataformas de Observação Elevada (POE).