Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Larissa Almeida
Publicado em 24 de agosto de 2023 às 19:11
Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (24), na praia de Busca Vida, em Camaçari. A suspeita é de que o animal, que era fêmea e tinha 4,3 metros, tenha se perdido da mãe. De acordo com Gustavo Rodamilans, coordenador do Baleia Jubarte (instituto dedicado à conservação marinha) em Salvador, nesses casos, é comum que os filhotes venham a óbito por não conseguir se alimentar.
Após ser informada da presença da baleia na praia de Busca Vida, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), informou que o Projeto Baleia Jubarte foi acionado.
Por volta das 8h, equipes do instituto chegaram ao local, fizeram reconhecimento do animal conduziram o processo de remoção. "Fomos lá para ajudar a orientar a como fazer a destinação correta da carcaça. No caso, esse animal foi enterrado na mesma praia. Coletamos o material para fazer pesquisas de estudos genéticos", detalhou Gustavo.
A reportagem foi até a praia onde o animal foi encontrado e enterrado para falar com moradores e funcionários da região, que preferiram não dar entrevista.
Ainda de acordo com ele, esse é o período do nascimento de filhotes de baleias jubartes na costa brasileira, onde é aguardado o nascimento de 2.500 a 3.000 animais da espécie. Atualmente, o país conta com uma população de aproximadamente 30 mil baleias jubartes.
"A maioria das mortes são filhotes recém-nascidos que por doença, por se perderem da mãe ou por condição climática vêm a óbito, mas é normal. É o esperado para a população", afirma Gustavo.
Só neste ano, 59 baleias jubartes ficaram encalhadas. Desse número, 20 baleias ficaram encalhadas na Bahia, sendo 5 encontradas em áreas litorâneas de Salvador e Região Metropolitana (RMS).
O coordenador do Projeto Baleia Jubarte ainda orienta a população ao indicar que quem encontrar uma baleia encalhada deve entrar em contato imediatamente com o instituto para coleta, remoção e orientação de descarte da carcaça do animal.