Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Filhote de baleia jubarte encalha em praia do sul da Bahia

Apesar do resgate, o animal foi encontrado sem vida

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2024 às 20:11

Animal foi visto pela primeira vez no sábado (3) Crédito: Instituto Baleia Jubarte

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado em uma praia do extremo sul da Bahia, no último sábado (3). O animal foi localizado na Praia da Tartaruga, em Santo André, em Santa Cruz Cabrália. Apesar do resgate, o animal foi encontrado sem vida. O filhote fêmea media 3,93 metros de comprimento e pesava cerca de 1 tonelada (peso estimado).

O animal foi resgatado pelo Instituto Baleia Jubarte. O filhote encontrava-se em linha de maré e, por duas vezes, foi encaminhado para mar aberto pelo esforço coletivo da comunidade local e dos turistas.

A equipe de resgate de Caravelas foi acionada no fim do dia e, ao chegar no local, encontrou o animal encalhado na praia e sem vida. A necropsia foi marcada para o domingo (4), devido ao horário do acionamento, já no período noturno, e condições de maré no sábado. No entanto, o animal não foi localizado.

A hipótese é que ele tenha sido levado pela mare, na madrugada. A busca da carcaça do animal foi realizada com o auxílio de drones e, também, com a busca ativa através da equipe Ambipar.

A carcaça do filhote foi encontrada na manhã desta segunda-feira (5), no píer municipal de Cabrália. Ele possuía sinais de infecção umbilical, o que possivelmente ocasionou a morte dessa baleia.

O Programa de Resgate do Instituto Baleia Jubarte, é responsável por atender encalhes de mamíferos marinhos vivos ou mortos na região da Bahia e é apoiado pela VERACEL Celulose desde 2002.