Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Fieis se reúnem para celebrar Bom Jesus dos Navegantes no primeiro dia do ano

Festejo é comemorado há mais 200 anos

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 09:51

Celebração de Bom Jesus dos Navegantes 2025
Celebração de Bom Jesus dos Navegantes 2025 Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O sol do primeiro dia do ano raiou conduzindo centenas de fiéis para a festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Os religiosos se reuniram na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia para a celebração da tradicional missa, na manhã desta quarta-feira (1º), presidida pelo Cardeal Dom Sérgio Rocha.

Presente na celebração pela primeira vez, a costureira Elizabete Cardoso, 54 anos, ao lado do marido, acompanhou a missa com contemplação. “Para mim, é engrandecedor. Pela minha paixão, minha fé em Deus e em Nossa Senhora, eu estou maravilhada com nossa fé e a devoção que o povo tem”, contou alegre. “ É muita alegria e no primeiro dia do ano, não tem nada mais grandioso”, completou.

Geraldo Paulo de Oliveira, 73 anos, é um dos fiéis que não perde a celebração há pelo menos 30 anos. “Eu embarco ela aqui e desembarco lá na Boa Viagem. Venho porque gosto, sou católico e tento seguir os passos de Cristo”, comentou o aposentado.

Já a aposentada Rosânia dos Reis, 66 anos, acompanha a festa desde que se entende por gente, em suas próprias palavras. “É para o meu ano já começar assim, na paz de Deus. Eu costumo dizer que, quando eu não puder vir, é porque eu estou em cima da cama. Enquanto Deus me dá minha saúde para caminhar, eu vou atrás dele”, disse.

A celebração já acontece há mais 200 anos. Para a comemoração deste ano, a preparação foi iniciada ainda em dezembro, no dia 27. Na abertura, a tradicional alvorada e queima de fogos foi realizada em Boa Viagem, juntamente ao hasteamento da bandeira da Devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à lavagem do templo. A Missa de Envio também foi realizada no primeiro dia. Na terça-feira (31), a Galeota Gratidão do Povo, responsável por conduzir a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes foi levada ao mar. Após procissão, a imagem seguiu para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Ao mesmo tempo em que a missa era celebrada, fiéis presentes na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem também participaram de uma Celebração Eucarística.

Tradições

A festa em celebração ao Bom Jesus dos Navegantes é celebrada tradicionalmente há mais de 200 anos em Salvador. O rito é responsável por fechar e abrir o ano litúrgico, sendo seu ato principal a procissão marítima da imagem do protetor dos navegadores.

Embora o primeiro dia do ano seja um dos momentos mais apreciados pelos fiéis, o ritual religioso é iniciado ainda no mês de dezembro. No último dia do ano, a imagem do Bom Jesus é enviada à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro Comércio, com uma Missa de Embarque. Na manhã seguinte, após a missa, a imagem é levada por uma procissão até a Capitania dos Portos, ao lado da Nossa Senhora para retornar à Boa Viagem.

"Esse festejo de Nossa Senhora da Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes inicia e encerra o ano litúrgico. Ontem, dia 31, teve a celebração de encerramento do ano lá na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde Nossa Senhora da Boa Viagem traz a imagem do Bom Jesus dos Navegantes até a praia e a imagem é conduzida até a 'Galeota Gratidão ao Povo'", explicou o sacerdote Everaldo da Cruz, durante a embarcação da imagem.

Há 132 anos o barco é responsável por fazer o translado da representação do protetor. Com suas cores em branco, vermelho e verde, a embarcação recebe 12 marinheiros que acompanham a imagem até a Ponta de Humaitá. O embarque e desembarque do Bom Jesus são acompanhados tradicionalmente por centenas de fiéis, em todas as etapas do festejo.

"É um sentimento da gratidão pelo ano que se encerrou e a gratidão e a proteção para o ano que está iniciando. Isso é muito importante", expressou o pároco.

*Com orientação da subeditora Monique Lôbo