Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 10:24
Após nove meses em reforma, a Fundação Casa de Jorge Amado será reaberta ao público a partir desta quinta-feira (12). Para marcar a data, será realizada a primeira edição do ‘Festival Uma Casa de Palavras’, que já contará com apresentação das Ganhadeiras de Itapuã às 19h desta quarta-feira (11).
Desta quinta (12) a sábado (14), a Fundação estará aberta gratuitamente ao público, das 10h às 18h. A partir do dia 16 dezembro, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
"O Festival será totalmente gratuito. Teremos shows no Largo do Pelourinho a partir da quarta-feira (11) até sábado, junto com a feira gastronômica Merendas de Dona Flor’, destaca Ticiano Martins, coordenador de projetos da Fundação Casa de Jorge Amado.
“Passamos por uma reforma ampla, a maior desde a sua inauguração em 1987. Além do imponente casarão azul no Largo do Pelourinho, vamos abrir as portas dos casarões 49 e 47 da Rua Portas do Carmo. Serão três casarões conectados, com novos espaços expositivos para mostrar ao povo baiano e turistas de todo o mundo a grandiosidade das obras de Jorge Amado”, diz Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.
Angela Fraga ressalta que a Fundação Casa de Jorge Amado é um ponto de referência na geografia cultural de Salvador, que além de preservar e estudar os acervos bibliográficos e artísticos do escritor Jorge Amado, tem como missão incentivar os estudos e pesquisas da literatura feita na Bahia e ajudar na valorização do Centro Histórico como espaço pulsante de nossa cultura. “A reforma que realizamos contribui para o cumprimento dessa missão”, pontua.
Programação musical
A Fundação Casa de Jorge Amado é uma instituição cultural de caráter privado e tem como principal mantenedor o Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Conta também com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia. E tem o apoio do Shopping da Bahia, da CCR, da ITS Brasil e da Conder.
Após o Festival, os ingressos custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Estudantes e demais públicos determinados por leis vigentes pagarão sempre meia-entrada. Também terão direito à meia-entrada os clientes Nubank, de 16 de dezembro a 30 de março de 2025. Às quartas-feiras, o acesso é gratuito ao grande público.