Feira de Santana registra maior volume de chuva dos últimos 50 anos

Um Comitê de Gerenciamento de Crise foi instaurado para avaliar os impactos das chuvas na região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 17:15

Feira de Santana
Feira de Santana Crédito: Reprodução

O fim de semana foi marcado por temporais em Feira de Santana. Entre a noite de sexta-feira (26) e sábado (27) foram registrados 145mm de chuva acumulada em menos de 24 horas. Os locais mais atingidos foram os bairros do Tomba, Baraúnas, Mangabeira, além dos distritos de Humildes e Jaguara, na zona rural. Cerca de 100 casas foram atingidas pelas chuvas.

O volume de chuva foi quase cinco vezes maior do que o previsto para o período. Segundo a prefeitura de Feira de Santana, índices históricos apontam que o volume acumulado em 24 horas é registrado a cada 50 anos na região. Cerca de 100 casas foram atingidas pelas chuvas. No entanto, não houve registros de atendimentos. Um Comitê de Gerenciamento de Crise foi instalado para avaliar os impactos no município.

A manicure Patrícia Santos, 37, mora no bairro Santo Antônio e teve a casa invadida pela água das chuvas. Ela está abrigada com os filhos, o neto e a nora na casa de parentes enquanto procura um novo lugar. “Atrás da minha casa tem uma rua sem saída, onde acumula a água da chuva. Quando encheu muito, o muro cedeu e água arrastou tudo. Ainda tem água na casa e não temos mais condições de voltar porque tem o risco de acontecer de novo”, afirmou.

A força d’água bloqueou o portão e família precisou de ajuda para sair de casa. “Minha nora correu para pedir ajuda e dois vizinhos abriram o portão. A gente saiu de casa com a roupa do corpo. Eu perdi tudo e estou recebendo doações no momento. Eu procurei o CRAS para tentar conseguir o aluguel social e estou aguardando o retorno. Eu não estou conseguindo trabalhar”, explicou.

No sábado (27), a fila de atendimento nos canais da prefeitura era de aproximadamente 800 pessoas. Também foram disponibilizados 100 leitos em três casas abrigos para o atendimento à população de rua de Feira de Santana. No sábado a ocupação era de 100%. "Moradores de rua que vieram de outras cidades receberam assistência para retornarem as suas casas e isso abriu vagas para que fosse possível atender a população da cidade”, afirmou Denilton Brito, secretário de Desenvolvimento do município.

A rede de drenagem externa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) ficou tempestivamente sobrecarregada, fazendo com que a água entrasse em uma das portas de acesso ao hospital. Os pacientes foram transferidos desta área. “Ressaltamos ainda que há investimentos em curso para a requalificação de estruturas antigas do HGCA, bem como reforma e ampliação de áreas assistenciais, a exemplo de enfermarias e UTIs”, afirma a direção da unidade.

A secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou nota informando que está prestando assistência aos munícipios afetados pelas chuvas no fim de semana. Ao todo, 21 munícipios foram afetados e receberam medicamentos e insumos para a prevenção e o tratamento de doenças. 

Denilton afirma que a prefeitura de Feira de Santana solicitou recursos para atender a demanda da população. “Algumas pessoas saíram de casa com pressa e não pegaram alguns itens essenciais, como medicamentos e kits de limpeza. A população está solicitando assistência, mas a cidade não cobre essa demanda”, disse.