Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Federação: 1,8 tonelada de fios clandestinos é retirada de postes em Operação Gatonet

Ação é realizada pela Neoenergia Coelba em parceria com a Prefeitura de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 10:35

Fios foram tirados das ruas na última semana Crédito: Neonergia Coelba

Cerca de 1,8 tonelada de cabos irregulares foram tirados dos postes do bairro da Federação, em Salvador, na última semana. A retirada dos fios faz parte da primeira semanada da Operação Gatonet, da Neoenergia Coelba, que teve como objetivo remover os cabos de telefonia e internet instalados irregularmente na região até a sexta-feira (7).  Ao todo, a empresa, com apoio da Prefeitura de Salvador, enviou equipes que inspecionaram cerca de 101 postes no bairro.

Os cabos removidos pertenciam a operadoras clandestinas que não possuem contrato de compartilhamento de infraestrutura com a Neoenergia Coelba, nem apresentaram projetos técnicos que garantam a segurança das instalações. Além das fiações, 66 caixas irregulares, que são as principais causas de chamas em fiação, foram retiradas. Na semana que vem, a Operação Gatonet irá fiscalizar os equipamentos de telecomunicações do circuito do Carnaval, garantindo a segurança da folia.

“Esta foi a primeira fase da Operação Gatonet e os números mostram a importância dessa ação. A Neoenergia Coelba está dedicada a remover esses cabos irregulares que causam emaranhados de fios, incêndios, quedas de energia e podem provocar graves acidentes para a população”, destacou Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.

As operadoras legalmente estabelecidas na região foram notificadas previamente para regularizarem suas instalções. Já as empresas clandestinas, conhecidas popularmente como Gatonet, tiveram seus fios retirados devido aos riscos oferecidos à segurança pública. Estima-se que cerca de 90% das operadoras que atuam na Bahia operam de forma irregular.

A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para acessar a lista completa, acesse o link a seguir: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores