Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 23 de abril de 2024 às 15:19
Um homem foi preso em flagrante quando se passava por professor na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, Extremo-Sul do estado, na segunda-feira (22).
Segundo a Polícia Civil, o homem dizia ter diplomas de mestrado e doutorado na área de ciências da computação, em uma universidade famosa de São Paulo.
"As diligências começaram após uma denúncia anônima. Com a confirmação da fraude, conseguimos prender o suspeito enquanto dava aula”, explica o delegado Marcos Renato de Lima, titular da unidade de Teixeira de Freitas.
A Polícia Civil contatou outras instituições de ensino da região e consultou um sistema onde estão armazenados dados curriculares de pessoas atuantes nas áreas de ciência e tecnologia, confirmando a fraude.
O suspeito responderá por falsidade ideológica. Ele foi ouvido na delegacia, passou por exames de corpo de delito e está à disposição da Justiça.
Em nota, a Universidade Federal do Sul da Bahia diz que a comissão gestora do Campus Paulo Freire registrou um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais e agora "aguarda os procedimentos investigatórios a serem conduzidos pelas instituições competentes". Não foram informados mais detalhes sobre a contratação do professor.
Inicialmente, a Polícia Civil informou que o professor estava dando aulas na instituição. No entanto, na quarta-feira (24), a UFSB emitiu uma nota negando que ele estava dando aulas na unidade.