Facções promovem 'rajadas de tiros' em disputa em Tancredo Neves; veja vídeo

Moradores relatam uma noite de terror no bairro nesta terça-feira (18)

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 18 de junho de 2024 às 09:06

Fachada de casa foi atingida por diversos disparos em Tancredo Neves
Fachada de casa foi atingida por diversos disparos em Tancredo Neves Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Rajadas de tiros, dezenas de homens armados nas ruas e horas de guerra marcaram a madrugada dos moradores do bairro de Tancredo Neves nesta terça-feira (18). O cenário se formou após uma ação de grupos criminosos na região que margeia a localidade do Arenoso. A área é palco de uma disputa entre facções, que lutam pelo domínio do tráfico de drogas.

A reportagem teve acesso a vídeos que dimensionam a situação em Tancredo Neves. Em um deles, um morador grava a troca de tiros e aponta para a presença de traficantes armados nas ruas. "Olha os caras tudo ali na entrada do Buracão [localidade de Tancredo Neves]. Olha o bonde lá", fala, enquanto tenta mostrar a movimentação dos criminosos pela rua. Veja o vídeo abaixo:

Uma outra moradora, que conversou com a reportagem e preferiu não falar o nome, disse que os tiros começaram ainda na madrugada. "Logo depois da meia noite eu já comecei ouvir os primeiros tiros. A gente fechou tudo e tentou se proteger. Ficamos assustados, mas não é como se fosse a primeira vez. Há tempos existe isso aqui no Buracão", conta ela.

Moradores pedem paz em Tancredo Neves
Moradores pedem paz em Tancredo Neves Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Não à toa, o bairro de Tancredo Neves foi o que registrou o maior número de mortes causadas por tiroteios em Salvador no ano de 2023. Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que 53 conflitos com arma de fogo ocorreram na região, com 40 mortos e 12 feridos. Apesar do conflito nessa madrugada ter começado por volta da meia noite, o confronto entre as facções se prolongou até por volta das 4h.

Por causa da sensação de insegurança, os ônibus mudaram o final de linha para o Conjunto Arvoredo. Segundo a Polícia Militar, policiais da 23ª Companhia Independente da PM foram acionados para averiguar informação sobre disparos de arma de fogo e pessoa supostamente alvejada na Rua Bahia. Ao chegarem ao local, os policiais não encontraram nenhuma vítima ou suspeito.