Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis é cúmplice de ex-diretora, diz polícia

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa do investigado e da ex-diretora

  • Foto do(a) author(a) Vitor Rocha
  • Vitor Rocha

Publicado em 24 de janeiro de 2025 às 18:33

Wellington Souza
Wellington Oliveira Souza Crédito: Divulgação

O ex-coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis Wellington Oliveira Sousa é suspeito de ter facilitado a fuga e de ser cúmplice da ex-diretora Joneuma Silva Neres, investigada por envolvimento na ação que terminou com 16 fugitivos do presídio da cidade, no extremo sul da Bahia. O foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar na BR-101, na altura do município de Governador Mangabeira, nesta sexta-feira (24).

A Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão na casa do investigado e da ex-diretora, presa na noite de quinta-feira (23), na cidade de Teixeira de Freitas, também no sul do estado.

“A ação é parte das apurações que indicam não apenas a facilitação da fuga, mas também a colaboração ativa da ex-diretora com uma organização criminosa. A prisão de Wellington ocorreu devido à sua participação e à condição de cúmplice de Joneuma”, informou o coordenador da 23ª Coorpin/Eunápolis, delegado Wendel Ferreira Santos.

Outros detalhes não foram informados pela Polícia Civil. O caso, ocorrido no dia 12 de dezembro do ano passado, segue em investigação. O suspeito preso nesta sexta foi submetido aos exames de praxe e está à disposição da Justiça.

A fuga

O grupo fortemente armado acessou o pavilhão B, no dia 12 de dezembro, com uma teresa - corda feita com lençóis. Um vídeo flagra o momento em que eles saem com os presos da unidade através de um buraco no alambrado.

O objetivo dos criminosos era resgatar o preso Ednaldo Pereira Souza. Conhecido como Dadá, ele é apontado como chefe da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Ao foragido, são atribuídos crimes de homicídios em cidades como Eunápolis e Porto Seguro, com o objetivo de ampliar a atuação da facção. Após trocar tiros com policiais penais, os invasores foram até a cela de Dadá, mas liberaram também outros membros do PCE.

A lista de fugitivos é a seguinte: Edinaldo Pereira Souza, Sirlon Riserio Dias Silva, William Ferreira Miranda, Idario Silva Dias, Isaac Silva Ferreira, Thiago Almeida Ribeiro, Romildo Pereira dos Santos, Altiere Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos (morto pela polícia), Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Anderson de Oliveira Lima, Geifson de Jesus Souza e Mateus de Amaral Oliveira.