Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Evento em Salvador vai discutir vida de paciente com câncer no mercado de trabalho

Palestras falarão também sobre o apoio psicossocial aos pacientes

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2024 às 14:55

oUTUBRO
oUTUBRO Crédito: Ascom I Oncoclínicas

A Oncoclínicas Bahia realizará, nesta quinta-feira (31), um talk show com o tema “Vida após o Câncer: ampliando os olhares sobre o Outubro Rosa”. O evento encerra as programações da clínica para o Outubro Rosa, pelo combate ao câncer de mama.

O evento acontecerá no Auditório Marie Curie, em Ondina, às 17h, e falará principalmente sobre a importância do apoio psicológico e social, além da reintegração de pacientes de câncer ao mercado de trabalho.

Poderão comparecer ao Talk Show pacientes oncológicos e familiares, dentro das vagas que podem ser comportadas no auditório. Para participar, é só se inscrever pelo formulário. https://forms.office.com/r/wpZjudCgLp

A palestra terá discursos da professora, paciente e participante do programa OC Sobreviver, Raíssa Agile, e da criadora do Projeto Se Cuida Preta e autora do livro “Mas Nem Parece que Você tem Câncer”, Carolina Magalhães. A mesa será mediada por Landeiro, oncologista clínica da Oncoclínicas Bahia e líder nacional do programa OC Sobreviver.

Para Luciana, é importante dar mais atenção à parte psicológica do tratamento oncológico, valorizando a atuação multidisciplinar de psicólogos, nutricionistas, médicos e outros no tratamento, junto a familiares e redes de apoio.

“O cuidado com quem teve o diagnóstico de um câncer de mama vai muito além do tratamento oncológico, precisamos ampliar o olhar para as pacientes, que, muitas vezes, acabam sendo impactadas não só fisicamente, mas também do ponto de vista psicossocial”, comentou a médica.

“A reinserção ao mercado de trabalho, por exemplo, é um dos desafios que a mulher enfrenta após o término da fase mais intensa do tratamento para câncer de mama”, completou.

A Dra Luciana escreveu o estudo "Retorno ao trabalho após o diagnóstico do câncer de mama: Estudo prospectivo observacional no Brasil", em seu doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho foi publicado na revista norte-americana Cancer, referência na oncologia.