Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Eu comecei frequentar terreiro há um ano', diz turista de São Paulo que veio para a festa de Iemanjá

Turistas saúdam Iemanjá nas águas do Rio Vermelho

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 2 de fevereiro de 2025 às 14:51

Na faixa de areia do Rio Vermelho, centenas de pessoas se reúnem para saudar Iemanjá, matriarca espiritual das águas que é celebrada oficialmente neste domingo (2). Uma mistura de devotos e apreciadores, vestidos, em sua maioria, de azul e branco, tomam conta da praia que se tornou a casa da orixá há muitos anos.

A paulista Rafaela Rezende, 33 anos, destaca-se no meio da multidão. Um olhar concentrado ao mar, como quem sabe a importância de celebrar a rainha das águas. Essa é a primeira vez que a turista celebra o 2 de fevereiro em Salvador.

"Eu comecei frequentar terreiro há um ano. De algum modo, isso me motivou a estar aqui hoje. Me encontrar na Umbanda fez com que eu me movimentasse para estar aqui hoje", disse a paulista.

Rafaela Rezende
Rafaela Rezende Crédito: Arisson Marinho/Correio

"É uma energia diferente. A cidade de Salvador tem uma energia diferente. Estar aqui, hoje, faz com que essa energia seja multiplicada. Não explicar em palavras, mas estar em frente ao mar me atravessa de alguma forma", conclui Rafaela.

Rafaela Rezende está acompanhada da amiga, Eucy Ramos, 34, que reflete a alegria de viver esse momento no olhar. "Está sendo um marco para mim, é muito incrível. Eu estou muito emocionada de estar aqui. É algo que eu sempre quis participar. Não que eu tenha uma super conexão com a religião em si, com que seja a minha prática religiosa no momento, mas a minha vida inteira eu tive conexões espirituais", disse. As duas participam das atividades do terreiro de Aruanda, na Grande São Paulo.

Eucy Ramos
Eucy Ramos Crédito: Arisson Marinho/ Correio