Estupro virtual: suspeito criou foto falsa para chantagear adolescente; entenda crime

Homem preso na Bahia utilizou montagem para obrigar adolescente a enviar fotos de atos sexuais

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2024 às 10:01

Operação foi deflagrada por policiais civis mato-grossenses e baianos
Operação foi deflagrada por policiais civis mato-grossenses e baianos Crédito: Divulgação/Polícia Civil

O homem preso na cidade de Fátima, no norte da Bahia, suspeito de cometer estupro virtual contra um adolescente de 13 anos, que mora no Mato Grosso do Sul, fez uma montagem com fotos manipuladas para chantagear a vítima.

Com a ameaça de que divulgaria as imagens para familiares e amigos do adolescente, o suspeito obrigou a vítima a realizar e registrar atos sexuais e enviar para ele.

A investigação começou 38 dias após o crime quando o adolescente contou aos familiares o que estava sofrendo.

Uma operação foi deflagrada pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Bataguassu e pelo Núcleo Regional de Inteligência de Bataguassu, que conseguiu identificar o suspeito.

A Justiça expediu o mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão para localizar os registros das vítimas.

A operação contou com policiais sul-mato-grossense e baianos. Segundo a polícia, o homem tem dois registros policiais pelo mesmo crime, mas não havia sido denunciado antes pelo entendimento de ausência de provas pelo Ministério Público local.

O crime de estupro virtual é uma modalidade de violência que tem crescido com a popularização do uso de inteligência artificial e representa um perigo concreto principalmente para os jovens.

Segundo a polícia, trata-se de um delito de difícil investigação já que o autor pode estar em qualquer lugar do país ou do mundo, e estar sob anonimato.

A Polícia orienta um controle das redes sociais dos jovens pelos responsáveis, além de uma abertura de um canal de confiança entre pais e filhos.