Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 28 de agosto de 2024 às 15:30
O projeto “Arte de Rua nas Escolas” começa nesta quarta (28) e segue até 6 de novembro, em Salvador, promovendo o diálogo entre a expressão da arte de rua e o ambiente educacional, ajudando a estimular o pensamento crítico entre jovens. Nesta etapa, os estudantes são convidados a participar da programação na Casa do Museu Popular da Bahia, localizada no bairro Fazenda Grande do Retiro.
Idealizado pelo Coletivo Arte Marginal Salvador, com apoio de mais cinco grupos parceiros, o principal objetivo do projeto nesta fase é aproximar ainda mais os jovens de uma ideia descentralizada de museu, apresentando uma exposição coletiva intitulada “O Museu é a Rua”. Estudantes de seis escolas públicas de Salvador serão convidados a visitarem e dialogarem com o espaço e intervenções artísticas.
A exposição contará com a contribuição de representantes dos Coletivos SOMA, Arte Marginal Salvador, Grupo de Arte Popular A Pombagem, Pixo Rua, Varal de Cordel e Casa do Museu Popular da Bahia que propõe uma variedade de atividades, abrangendo apresentações de música, performance, graffiti, fotografia e teatro de rua, além de rodas de conversa sobre a importância da Arte de Rua como ferramenta de transformação social.
Na primeira etapa do projeto os coletivos circularam pelas mesmas escolas que agora serão convidadas a visitarem a exposição na Casa do Museu Popular da Bahia.
O projeto ”Arte de Rua nas Escolas” foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Programação
Exposição coletiva “Museu é a Rua”
Casa do Museu Popular da Bahia – Rua Mello Moraes Filho, 331 – Fazenda Grande do Retiro
sempre às 14 horas.
Visita de estudantes:
28/08: Colégio Estadual Rômulo Almeida
11/09: Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
25/09: Colégio Estadual Santa Rita de Cássia
09/10: Colégio Estadual Nelson Mandela
23/10: Colégio Estadual Cesare Casalli
06/11: Colégio Estadual Dom Avelar.