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Kivia Souza
Publicado em 22 de março de 2025 às 15:10
Os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade de Senhor do Bonfim, no norte o estado, do Colégio Estadual de Candeias, e do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari poderão emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir da segunda-feira (24). O atendimento aos estudantes será de 8h às 17h. >
Para ser atendido é preciso que o aluno faça um agendamento prévio na própria escola. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve atender a cerca de 1,8 mil estudantes no total. A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. >
Neste ano, a ação já passou por seis escolas em Salvador e duas no interior, em Feira de Santana e Vitória da Conquista, atendendo a quase 5 mil alunos. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa dentro das unidades escolares”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.>
CIN >
Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. >
Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.>
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. >
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). >
A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Saeb, através do SAC.>