Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Estudantes da UFBA encontram cobra na Faculdade de Arquitetura

Animal foi retirado do local

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 16 de abril de 2025 às 20:48

Serpente foi retirada do local
Serpente foi retirada do local Crédito: Reprodução/Leitor CORREIO

Alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram surpreendidos, no início da tarde desta quarta-feira (16), com a presença de uma cobra em uma árvore no campus da Faculdade de Arquitetura (FAU), na Federação.

Em vídeos enviados pelos estudantes, é possível ver a jiboia sendo retirada do local por uma equipe da Superintendência de Meio Ambiente e Manutenção (Sumai). A cobra foi encaminhada para Instituto de Biologia (IBIO), onde, de acordo com a UFBA, será avaliado pelo Laboratório de Ofiologia da unidade.

Em nota, a instituição disse que o animal é comum em biomas de mata atlântica, como a extensa área verde que cobre o campus de Ondina. Além disso, afirmou que ocorrências como essa são habituais e que segue procedimento já estabelecido.

"Uma vez identificada a presença um animal silvestre que faz parte do próprio bioma da UFBA em local inadequado, a Coordenação de Meio Ambiente da Sumai realiza a sua coleta, com os devidos cuidados, e encaminha-o para avaliação no Instituto de Biologia ou na Escola de Medicina Veterinária da UFBA. O animal é examinado, tratado (se necessário) e estando ele saudável é devolvido à natureza, o que inclui as áreas verdes da UFBA, desde que não seja uma espécie peçonhenta, que represente risco para o ser humano", declarou.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar disseram que não foram acionados para atuar na ocorrência. Ao encontrar uma cobra em um local incomum, deve-se alertar imediatamente as autoridades para que o animal seja retirado do local. A Polícia Militar é um dos órgãos que pode ser acionado pelo 190, assim como a Guarda Municipal, através do número (71) 3202-5312 e o Corpo de Bombeiros (193)