Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Estação em Salvador registra a maior temperatura do ano nesta quarta (19)

Sistema de alta pressão intensifica a massa de ar quente e seco que está sobre a capital baiana; confira previsão

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 19:14

Calorão em Salvador
Calorão em Salvador Crédito: Marina Silva/ Arquivo CORREIO

A estação meteorológica da Base Naval de Aratu, em Salvador, registrou nesta quarta-feira (19) a maior temperatura do ano: 35,8°C, às 14h. A máxima até então tinha sido em Itapuã, no dia 3 deste mês, com 35,7°C, às 15h20. Os dados são da Defesa Civil da capital.

Só para se ter uma ideia do calor, a média climatológica para fevereiro - que é o cálculo da temperatura dos últimos 30 anos - é de 31,1ºC.

Se for considerado o mesmo período do ano passado, de 1º de janeiro a 19 de fevereiro, a máxima na Base Naval de Aratu foi de 36,2ºC - lembrando que nesta quarta a máxima deu 35,8ºC. Se considerar somente fevereiro de 2024, a máxima foi mais baixa: 34,7ºC.

A Codesal monitora 14 estações meteorológicas na capital, sendo que 11 registraram temperaturas variando de 30,7ºC (Barra - Vila Naval) a 34,6ºC (Coutos). As outras duas são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da Base Naval.

De acordo com Giuliano Carlos do Nascimento, meteorologista da Codesal, havia um bloqueio atmosférico que impedia a formação de nebulosidade. O sistema é o de alta pressão que intensifica a massa de ar quente e seco que está sobre a capital baiana. Esta noite, no entanto, houve um aumento de nuvens e uma chuva insignificante, de apenas 1,6 milímetro, no Nordeste de Amaralina. Ou seja, nada que refresque.

Para esta quinta (20) e sexta-feira (21), a previsão é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, mas as temperaturas continuarão acima dos 30ºC. Estão previstos 33ºC para esta quinta e 32ºC de máxima na sexta. O mesmo cenário de chuvas fracas também estará presente neste final de semana.