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Da Redação
Publicado em 16 de julho de 2024 às 18:42
Agentes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), vistoriaram 20 estabelecimentos em Salvador para verificar o cumprimento da nova legislação. No total, 12 foram notificados por irregularidades.>
Foram reconhecidas irregularidades como a ausência de placas informativas sobre a oferta de alternativas gratuitas e recicláveis, sacolas de tamanho desproporcional para o transporte dos produtos e a falta das informações obrigatórias na sacola (peso e volume suportados, além do nome e CNPJ do fabricante). >
As vistorias aconteceram durante esta segunda-feira (15) e terça-feira (16).>
Desde o último domingo (14), os supermercados de Salvador não cobram mais pelas sacolas plásticas, tendo a distribuição gratuita garantida por lei. Trata-se de uma alteração da lei nº 9.699/2023, em vigor desde o dia 12 de maio, que proibia a disponibilização gratuita de sacolas plásticas (recicláveis ou não) em todos os estabelecimentos comerciais da cidade. Aqueles que optassem pela venda, só poderiam comercializar sacolas recicláveis. >
Aprovada na Câmara Municipal de Salvador, na terça-feira, 11 de junho, a nova lei, nº 9.817/2024, determina: “Os estabelecimentos comerciais devem ofertar gratuitamente aos clientes alternativas para as sacolas plásticas não recicláveis, tais como sacolas de papel e/ou sacolas plásticas recicladas pós-consumo.”>
Os consumidores podem acionar a Codecon através dos canais oficiais: aplicativo Codecon Mobile, aplicativo Fala Salvador, site [clique aqui], portal Fala Salvador [clique aqui] ou através da Central de Atendimento Disque Salvador - 156. >
A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.>