Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Escola em homenagem a Raimundo Varela é inaugurada em Salvador

Filho do comunicador esteve no evento e falou da importância

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 13:38

Aluno encarnou Varela durante inauguração
Aluno encarnou Varela durante inauguração Crédito: Betto Jr. / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (20) a Escola Municipal Radialista Raimundo Varela Freire Júnior, localizada no bairro Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário, como parte do programa Novo Mané Dendê. A escola, voltada para o Ensino Fundamental I, tem capacidade para atender 1.080 alunos, distribuídos em dois turnos. O nome é uma homenagem ao falecido radialista Raimundo Varela, morto em 2023.

O prefeito Bruno Reis visitou as instalações e destacou que a inauguração dessa unidade, com um investimento de R$ 16,5 milhões, simboliza a transformação da região, que recebe o maior projeto de transformação urbana e social da história da cidade, abrangendo também habitação, infraestrutura e equipamentos públicos.

Com 3,3 mil metros quadrados e quatro andares, a nova escola oferece 18 salas de aula climatizadas, auditório, brinquedoteca, quadra coberta, refeitório, playground e espaços para Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de adotar soluções sustentáveis, como captação de energia solar. 

Escola Raimundo Varela fica no Rio Sena
Escola Raimundo Varela fica no Rio Sena Crédito: Betto Jr. / Secom PMS

A inauguração também é uma homenagem ao radialista e apresentador Raimundo Varela (1947-2023), considerado um dos maiores comunicadores da Bahia, que teve grande influência no Subúrbio Ferroviário. Bruno Reis afirmou que não havia homenagem mais justa para Varela, que foi a "voz das pessoas do Subúrbio". "Não poderia existir homenagem melhor do que colocar o nome dele numa escola aqui no Subúrbio, onde ele nasceu e viveu. Varela foi, por muito tempo, a voz das pessoas do Subúrbio. Ele chamava a atenção diariamente, seja no rádio, seja na TV, para os problemas que existem nesta região. Ele falava em nome das pessoas que não tinham condições de chegar às autoridades e aos órgãos públicos”, afirmou. 

O filho de Varela, Gel, destacou o significado da escolha. “Nossa família é toda de professores, e meu pai também foi um educador através do microfone, porque ele buscava a verdade, a ética e o comportamento mais adequado. Essa escola no Subúrbio, homenageando ele, é uma coisa singular para a nossa família, porque a nossa raiz é suburbana”. 

A nova escola é a 27ª entregue pela gestão atual, e a segunda totalmente nova no Subúrbio Ferroviário, sendo a primeira no Rio Sena.