Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2024 às 17:35
Uma jovem de 16 anos foi para Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Brotas, em Salvador, se queixando de dores abdominais, mas, ao chegar no local... descobriu que estava grávida e o bebê estava prestes a nascer. O nascimento aconteceu nesta segunda-feira (11), dois dias depois da paciente dar entrada na unidade.
A enfermeira Luciene Passos, que auxiliou no atendimento, contou que a paciente negou uma possível gravidez quando questionada pela médica em consulta. "[Ela] relatou dor abdominal intensa, do lado esquerdo, e constipação, sendo avaliada pela médica clínica. Foi solicitado de prontidão raio-x, exames laboratoriais e indicado uso de analgesia", detalhou.
Diante da negativa, a paciente foi encaminhada para sala de medicação, quando foi identificada a evolução no quadro. Pouco depois a bolsa amniótica rompeu e a equipe médica foi acionada.
"O parto foi realizado na sala de medicação, sem intercorrências. Para mim foi muito gratificante, foi uma emoção muito grande estar com toda a equipe da UPA de Brotas. Fiquei muito emocionada hoje", conta a enfermeira.
O bebê, um menino, nasceu com 3,175 kg e 51 centímetros. Após cuidados iniciais à criança e à mãe, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada e a paciente, regulada para Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).
A equipe foi composta pelos médicos Roberta Veiga, Juliana Andrade e Gabriel Costa, a enfermeira Luciene Passos, as técnicas de enfermagem Damiana Pinto, Ivana Batista, Judice Vale e Ivany Borges, além das pediatras Caroline Schons, Fernanda Ataíde e Luana Couto.