Entorno do casarão onde funcionava o Colon é interditado no Comércio

Defesa Civil fez nova vistoria no local nessa quarta-feira (24)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 09:27

Casarão onde funcionava restaurante Colon, no Comércio
Casarão onde funcionava restaurante Colon, no Comércio Crédito: Divulgação/Defesa Civil

O entorno do casarão onde funcionava do restaurante Colon foi interditado pela Defesa Civil pelo risco de desabamento. A interdição foi realizada após nova vistoria do órgão, nessa quarta-feira (24).

O imóvel está fechado há cerca de três anos. O prédio tem rachaduras aparentes e está tombando. O trânsito foi interditado na Praça Conde dos Arcos, atrás da Associação Comercial da Bahia, na Rua da Holanda, e uma parte da Rua Conde D'Eu.  

Segundo a Transalvador, a opção para os condutores é seguir pelo contrafluxo, ou seja, na contramão, na Rua Alvares Cabral (Comércio).

Técnicos da Defesa Civil voltarão ao local nesta quinta-feira (25) com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para nova avaliação e providências.

Prédio evacuado

O casarão foi evacuado em setembro de 2020 e o responsável pelo estabelecimento foi notificado a suspender as atividades comerciais e evacuar imediatamente o imóvel até que o risco fosse sanado.

Segundo a Defesa Civil, eram necessários os serviços de recuperação e reforço estrutural das partes instáveis do imóvel, principalmente nos três últimos pavimentos superiores, com supervisão de um profissional habilitado pelo Crea.

Por conta do desprendimento de reboco da fachada lateral, a área foi isolada e o prédio evacuado por conta da atual condição de precariedade estrutural interna e insegurança no local.