Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Engenheiro Aleixo Belov é homenageado pela Soamar Salvador no Museu do Mar

Além da inauguração da placa em homenagem ao velejador, a associação promoverá um coquetel de confraternização para os para convidados presentes

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 6 de março de 2024 às 19:57

Aleixo Belov
Aleixo Belov Crédito: Divulgação

A Associação Amigos da Marinha (Soamar) de Salvador homenageia o engenheiro, navegador e escritor Aleixo Belov, nesta quinta-feira (7), às 18h30, no Museu do Mar, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.

Na ocasião, além da inauguração da placa em homenagem ao velejador, a associação promoverá um coquetel de confraternização para os para convidados presentes.

Aleixo Belov é reconhecido por suas contribuições para a engenharia naval, sua habilidades na arte da navegação e sua produção literária sobre a área.

A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos de fundação da Soamar e reafirma seu compromisso em preservar e celebrar a história e a memória daqueles que contribuíram para o desenvolvimento e a valorização do universo marítimo.

O homenageado: Aleixo Belov

Nascido em Merefa, no interior da Ucrânia, antigo território da União Soviética, em janeiro de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, Aleixo Belov deixou sua terra natal aos sete meses de idade nos braços de seus pais, Dimitri e Zinaida, juntamente com sua irmã Olga.

Depois do período pós-guerra, a família do navegador saiu da Europa e chegou em Salvador em 1949. Aleixo formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, tornou-se professor da Cadeira de Portos e criou sua empresa de Engenharia Portuária, Mergulho e Serviços Offshore.

Ele desenvolveu uma técnica para fazer concreto submerso com a mesma qualidade com que se faz em terra. A bordo de veleiros que ele mesmo construiu, viajou por todos os continentes do planeta.