Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Enem: saiba qual foi o Ifba que teve o melhor desempenho na Bahia

Unidade de Guanambi foi a que teve a melhor nota entre os institutos federais do estado

  • L
  • Larissa Almeida

Publicado em 19 de outubro de 2023 às 08:57

Campus do Ifba em Brumado obteve melhor desempenho no Enem em 2022 entre institutos federais baianos
Campus do Ifba em Brumado obteve melhor desempenho no Enem em 2022 entre institutos federais baianos Crédito: Divulgação

Na lista das dez escolas públicas como melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia, nove são institutos federais. E quem pensa que a melhor posição no ranking ficou com a unidade da capital baiana está enganado. É o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) de Brumado, no sudoeste baiano, que lidera entre os institutos federais. Com média de 623,77, a unidade só ficou atrás do Colégio Militar de Salvador entre os estabelecimentos públicos de ensino da Bahia.

Inaugurado em 2016, o Ifba de Brumado conta com uma estrutura moderna de salas de aula, laboratórios e demais ambientes acadêmicos. Segundo Samuel Dias Dutra, diretor acadêmico do campus, esse aparato físico, junto ao modelo de ensino e empenho docente, proporciona boas condições de ensino, que são as responsáveis pelos desempenhos positivos dos alunos no Enem.

“Os bons resultados em processos seletivos acabam sendo uma consequência da qualidade do ensino ofertado. O ensino praticado nos cursos técnicos integrados parte da perspectiva da integração curricular, com atividades interdisciplinares e transversais, aulas em laboratórios, aulas de campo, visitas técnicas, projetos diversos. [...] Temos observado com orgulho os excelentes resultados dos nossos estudantes no Enem e demais processos seletivos, o que é motivo de alegria e sentimento de realização”, destaca.

Além do ensino de qualidade, Samuel menciona a política de assistência estudantil como uma das razões do sucesso, uma vez que confere aos estudantes em situação de vulnerabilidade social condições de permanência na unidade. “A disponibilização de auxílio moradia, auxílio transporte, auxílio psicológico, dentre outros, bem como o apoio da equipe técnico-pedagógica, [...] dão suporte aos estudantes e suas famílias na superação dos desafios inerentes ao processo de aprendizagem, visando a permanência e êxito dos discentes”, acrescenta.

Apesar das boas médias obtidas no último Enem diante de outras escolas públicas, o foco dos institutos federais, de modo geral, não está na preparação para o exame que é porta de entrada de estudantes nas universidades do país. Conforme afirma Samuel Dias Dutra, isso acontece porque a missão do IFBA é oferecer uma “formação integral do cidadão em suas múltiplas dimensões: profissional, técnica, científica, social, humana, artística e cultural”.

No ranking, a terceira e quarta posição também são ocupadas pelo IFBA, no campus de Salvador e Camaçari, respectivamente. A sequência só é interrompida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), no campus Guanambi, que fica com a quinta posição, mas a soberania é retomada e completa a lista com as unidades de Vitória da Conquista (6º), Santo Amaro (7º), Feira de Santana (8º), Seabra (9º) e Jacobina (10º).

Para Jancarlos Lapa, pró-reitor de Ensino do IFBA, o bom resultado dos alunos dos colégios da instituição no Enem se deve a experiência do Ensino Médio integrado à formação técnica. “Eu penso que a formação técnica, junto com a formação geral, estimula o estudante a fazer uma aprendizagem de qualidade, porque ele vai para além de uma preparação para entrar na universidade. Ele sai habilitado em alguma profissão”, diz.

No caso do campus Salvador, o diretor geral Ives Lima também atribui o bom desempenho da unidade à formação integrada, mas enfatiza outros motivos, como a qualificação da equipe docente, acesso a atividades de pesquisa e extensão, e diversidade de eventos acadêmicos. “O IFBA não foca no vestibular e Enem, mas entende a formação discente de modo global com ênfase em todas as áreas do conhecimento. Os docentes que ministram as disciplinas comuns sempre dão uma atenção diferenciada ao formato de questões do Enem, além de simulados e olimpíadas de conhecimento em diversas áreas”, afirma.

Entre as 14 unidades do IF Baiano espalhadas pelo estado, a unidade situada no campus Guanambi foi a única a aparecer na lista de escolas públicas com melhores desempenhos no Enem em 2022. De acordo com Carlito Barros, diretor do campus, o diferencial do IF Baiano de Guanambi é a infraestrutura. “O campus Guanambi é o mais bem estruturado e se desenvolveu muito nos últimos anos com estruturas de laboratórios, investiu em qualificação de professores e tem o maior orçamento por conta disso. Isso tudo facilita a aprendizagem e, hoje, o Guanambi é o maior campus do IF Baiano”, ressalta.