Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Em Ilhéus, Casa de Jorge Amado é interditada e tem acervo transferido para teatro

Equipamento cultural tem danos estruturais, segundo prefeitura

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 20:14

Casa de Cultura Jorge Amado Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Ilhéus

A Casa de Cultura Jorge Amado, que funciona como museu no lar em que o célebre escritor baiano viveu até os 18 anos, no centro de Ilhéus, no Sul da Bahia, foi interditado nesta quarta-feira (8). O local, que vai passar por reforma devido a problemas estruturais, teve o acervo transferido para o Teatro Municipal de Ilhéus.

Por meio da Secretaria de Cultura, a prefeitura celebrou a iniciativa. “Preservar o acervo de Jorge Amado é preservar a história de Ilhéus e a identidade do nosso povo. Vamos resgatar uma de nossas maiores riquezas: a cultura”, afirmou o prefeito Valderico Júnior (União Brasil).

O acervo inclui itens como máquina de escrever, máquina de costura, quadros, livros, um piano e outros objetos pessoais do escritor, que estavam em salas fechadas, sofrendo com a degradação do tempo. Agora, segundo a prefeitura, os itens receberão os cuidados necessários para conservação e estarão acessíveis a visitantes e população.

Em entrevista à TV Santa Cruz, a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, disse que um comitê para obras emergenciais está sendo montado para reformar a Casa de Cultura de Jorge Amado. Ela deu detalhes sobre a situação do equipamento cultural.

“A casa está interditada por graves problemas de infiltração, de afundamento de solo e de infestação de animais, mas temos também a esperança de que nosso acervo esteja salvo-guardado, já que vai ser aberto amanhã para exposição no Teatro Municipal. Enquanto isso, nós estaremos imbuídos de criar um lastro para essa restauração, para Ilhéus, para a região", afirmou.

Procurada, a Defesa Civil de Ilhéus disse que não foi acionada para realizar a interdição, não tendo, assim, informações detalhadas sobre o estado físico do espaço cultural.

Visitação gratuita

Durante o período em que estiver no Teatro Municipal de Ilhéus, o acervo de Jorge Amado poderá ser visitado gratuitamente. Antes da transferência, era cobrada uma taxa de R$ 5 por pessoa. A visitação tem início nesta quinta-feira. O funcionamento do local é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.