Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Elefante marinho é encontrado em rio na Bahia

Uma equipe de médicos veterinários realizará o resgate

  • Foto do(a) author(a) Saulo Miguez
  • Saulo Miguez

Publicado em 13 de junho de 2024 às 12:09

Elefante-marinho-do-sul localizado na Bahia
Elefante-marinho-do-sul localizado na Bahia Crédito: Divulgação

Um elefante-marinho-do-sul foi encontrado no rio Santarém, no município de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia. O animal foi visto pela primeira vez na terça-feira (11), após entrar em um braço do rio. Na quarta-feira (12), o mesmo animal foi avistado no Rio Sirinhaém, localizado na mesma região.

Uma equipe do Instituto Mamíferos Aquáticos da Bahia está à caminho do local para realizar o resgate do animal, que é nativo de ilhas ou costas continentais remotas. De acordo com a médica veterinária Joana Ikeda, que vai participar do resgate, graças a uma postagem nas redes sociais do Instituto diversos vídeos foram encaminhados mostrando a localização do mamífero.

"Ontem recebemos muitos vídeos mostrando o elefante-marinho-do-sul no mangue. Pescadores até cortaram parte da vegetação para ele se movimentar", disse a veterinária em entrevista ao CORREIO.

Ela conta que trata-se de um animal jovem. "Ainda não sabemos qual é o sexo, mas suspeita-se que seja um macho, pelo tamanho dele. Ele está abaixo do peso, fora da área de distribuição da espécie e em um rio. Tudo isso justifica o resgate, para que seja feita uma avaliação veterinária e ele seja devolvido a um local que consiga retornar ao habitat natural", disse.

Além dela, outros dois profissionais devem participar da operação. "Estamos preparando o material para fazer as buscas. A previsão é que a gente se desloque para Ituberá na tarde de hoje", informou.