El Patrón: operador financeiro do esquema é preso em Feira de Santana

Mandado de prisão preventiva foi cumprido nessa terça-feira (20)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2024 às 10:32

Fachada do Prédio da Polícia Federal em Brasília
Fachada do Prédio da Polícia Federal em Brasília Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Um dos operadores financeiros do esquema investigado pela operação El Patrón foi preso pela Polícia Federal, em Feira de Santana. Ele estava foragido desde dezembro de 2023 e foi preso nessa terça-feira (20).

A Operação El Patrón desarticulou uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Os suspeitos teriam envolvimento também com milicianos. Um dos investigados é o deputado estadual Binho Galinha.

Segundo a Polícia Federal, o operador financeiro recebia, em sua conta bancária, elevadas quantias transferidas pelos outros indiciados. Ele tinha práticas para disfarçar a origem ilícita dos valores, cujo objetivo seria apresentar desconexão com as atividades criminosas.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana/BA. Foi apreendido um aparelho celular em poder do investigado, o qual será submetido a perícia com a finalidade de constatar a ocorrência do crime.